Está a chegar a época do Madeiro
Penamacor
2016-11-25 10:56:52
Povo da Beira

Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar reúnem-se para arrancar, cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira do Menino Jesus.

Sendo já uma tradição do Natal Penamacorense, este ano não podia faltar o maior Madeiro de Portugal.

Assim, no dia 7, os jovens vão para a floresta abatem as árvores secas ou afetadas por doença, previamente marcadas pelos doadores. Nessa noite, no campo, acontece o primeiro grande momento da saga do Madeiro, com os amigos e população a juntarem-se ao arraial montado em redor de uma generosa fogueira. O vinho corre pelas gargantas e os cânticos elevam-se ao céu em torno das chamas crepitantes. A animação segue até de madrugada entre um copo e uma febra grelhada, para que o ânimo não esmoreça e as forças não faltem de manhã, quando chegar a hora de carregar e transportar o Madeiro para a Vila.

Ao início da tarde do dia 8, a multidão sai à rua para saudar o cortejo de tratores e camiões, com os jovens do ano empoleirados nos troncos. O grande monte de madeira é então depositado no adro da igreja e aí ficará até à noite do dia 23, pronto para ser ateado. 



Última edição