Concurso “Cidade do Fundão” junta concorrentes de todo mundo
Fundão
2017-07-11 10:45:43

A edição de 2017 do Concurso Internacional Cidade do Fundão, organizado pela Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF), encerrou com a atribuição de prémios especiais.

Desta vez estiveram no Fundão 135 concorrentes de Portugal, Espanha, Brasil, Alemanha e Holanda.

Bruno Gomes Ferreira primeiro classificado de nível superior em piano foi contemplado com o Prémio Governo do Pará (Brasil) correspondente à participação no Festival Internacional do Pará.

A João Robim Dias Rocha, primeiro prémio de nível superior em guitarra, foi atribuído o prémio especial de Festival Internacional Guitar Essonne (Paris).

O Júri decidiu ainda entregar ao concorrente Miguel Balloussier Fernandes Braga o prémio que lhe dá acesso à participação no Festival de Música Espanhola de Leon (Espanha).

“O desafio para o próximo ano é conseguir outras oportunidades idênticas a estas para que a qualidade do trabalho apresentado no concerto dos laureados seja divulgado em muitos outros palcos”, revelou João Correia diretor executivo da AMDF no final da cerimónia de entrega de diplomas aos vencedores.

“É assombroso o nível de trabalho e qualidade dos executantes no Concurso. Demonstra que o ensino artístico em Portugal está no bom caminho”, concluiu João Correia.

O grau de profissionalismo e credibilidade do Concurso foi igualmente vincado pela vereadora da cultura no Município do Fundão. Alcina Cerdeira afirmou que a Câmara Municipal do Fundão continuará a apoiar um acontecimento que “é o ponto alto da programação cultural”.

“Continuaremos este trabalho que engrandece a cidade e o Concelho”, afirmou.

Entre os concorrentes registem-se os prémios atribuídos a alunos da Academia de Música e Dança do Fundão.

Na variante de piano nível II Matilde Carapito Conceição e Margarida Faísca Matos conquistaram o primeiro e segundo prémios, respetivamente. Em guitarra, nível V, o aluno Sebastião Madalena Pereira recebeu uma menção honrosa.

Entre os concorrentes da Beira Interior saliência ainda para Daniel Milheiro Serôdio (Fundão) que foi segundo classificado no nível IV de guitarra.

Inês Vilas Boas Ramalho (Castelo Branco) recebeu uma menção honrosa na variante de violino de nível III e foi uma das contempladas com o prémio “Melhor Candidato da Beira Interior”.