Rali de Oleiros: Rota do Medronho com vertente solidária
Desporto
2017-11-14 10:14:51
Lourenço Martins de Carvalho

A Escuderia Castelo Branco vai organizar, nos dias 1 e 2 de dezembro, o Rali de Oleiros – Rota do Medronho. A derradeira prova do Campeonato Regional de Ralis Centro vai realizar-se no Pinhal Interior – uma zona muito fatigada pelos incêndios este verão. Por este motivo, além da vertente desportiva, a competição terá também um cariz solidário, no sentido de recuperar a região e a floresta.

A apresentação da prova decorreu esta segunda-feira, dia 13 de novembro, na Casa da Cultura de Oleiros. Fernando Jorge, Presidente da Câmara Municipal, fez a abertura da cerimónia, agradecendo a presença de todos em Oleiros, destacou o nome “Rota do Medronho”, falando dos “famosos licores” feitos ali e apelou à presença de todos nos dias 1 e 2 de dezembro na Vila.

O Rali – que tem quase 40 quilómetros de classificativas e com um total de 75 quilómetros - tem início sexta-feira, dia 1, às 21 horas, com a Super Especial, no centro da Vila, onde se situa toda a base logística e administrativa. No dia seguinte, sábado, os pilotos fazem-se à estrada às 11 horas para percorrer quatro provas especiais de classificação, em duas seções – manhã e tarde. A entrega e a consagração dos vencedores está agendada para as 15h30, na Praça do Município.

Luís Dias, diretor de prova, espera uma prova com muitos participantes e explicou como foram delineados os troços. “Preocupámo-nos em preparar uma prova que não só entusiasme as equipas concorrentes como promova um desafio para todos os pilotos. Esta Região tem estradas espectaculares e não temos dúvidas que quem participar na última jornada do Campeonato vai aproveitar os dois dias de competição que estão preparados”.

Este Rali, no entanto, conta com uma vertente solidária muito forte. Parte das inscrições das equipas vai ser utilizada paa a compra de árvores que contribuirão para a reflorestação da região.

O lado solidário, contudo, vai muito além disso. Após o apuramento das necessidades por parte da autarquia e, em parceria com a Citroviveiros, de Miguel Vaz, e com um polo de produção na Lardosa, a Escuderia vai adquirir árvores que serão plantadas na zona de Oleiros.

Quem quiser associar-se a esta iniciativa solidária, a Escuderia vai criar em Castelo Branco mais de 25 pontos onde podem ser feitos os donativos – tais como o Meu Super, Churrasqueira da Quinta, Padaria Montalvão, entre outros. Quem pretender efetuar o seu donativo por transferência bancária, o IBAN é PT50 0036 0206 99100054009 06, do Montepio Geral.

António Sequeira, presidente da Escuderia Castelo Branco, revelou que a competição vai contar com a presença, no dia 1, do Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Ni Amorim.

“Queremos ajudar a economia da Região. Contamos com o apoio dos comerciantes, dos amigos e dos parceiros que querem ver a Escuderia em Oleiros com base sustentada e fundamentada”, afirmou.

A prova – que faz parte do Campeonato Regional de Ralis Centro – tem como um dos principais atrativos a decisão do 2º, 3ª e 4º lugares absolutos.



Última edição