Campanha de 2017 com aumento já de 142 toneladas
Vila de Rei
2017-11-14 10:15:08
Povo da Beira

O Lagar de Vila de Rei, durante os primeiros 20 dias de laboração na campanha deste ano, recebeu e transformou já 356 621 toneladas de azeitona. Isto reflecte um aumento de 142 854 toneladas, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Neste período de 2017, os produtores de azeite que utilizaram o Lagar de Vila de Rei para transformar a sua azeitona são oriundos de Vila de Rei (41%), Sardoal (28%), Abrantes (11%), Mação (7%), Sertã (5%), Tomar (5%) e 3% de outros Concelhos.

Este sucesso pode ser explicado pela elevada taxa média de rendimento da infra-estrutura de 13% (que se traduziu já este ano em 46 mil litros de azeite produzido), pelo preço praticado de 0,07 cêntimos por kg de azeitona e pelas instalações e equipamentos modernos, capazes de efetuar os serviços de extração de azeite e respetivo embalamento.

Está igualmente a decorrer uma campanha de compra de azeite aos produtores que utilizam o Lagar Municipal de Vila de Rei para transformar este seu produto, com vista à produção de uma marca de azeite criada e produzida nesta infra-estrutura. A compra do azeite será efetuada pelo valor de 4,60 euros, após análise efetuada pelos técnicos do lagar.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, refere que “a campanha de 2017 do Lagar de Vila de Rei está já a revelar-se mais um enorme sucesso. Estamos a conseguir ultrapassar largamente a quantidade de azeitona transformada em relação ao ano passado e temos igualmente bastantes marcações que, ao que tudo indica, mostram que esses números vão ainda aumentar exponencialmente. O Lagar de Vila de Rei é uma aposta ganha do Município e esperamos assim poder ver aumentar o número de produtores e de explorações agrícolas de oliveira.”



Última edição