Vila de Rei distinguido “Município + Familiarmente Responsável”
Vila de Rei
2017-11-14 10:15:21
Povo da Beira

Vila de Rei foi considerada, pelo nono ano consecutivo, como “Município + Familiarmente Responsável”, sendo uma das apenas sete Autarquias a nível nacional que recebem a distinção desde a sua primeira edição. Esta iniciativa, promovida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, pretende premiar os Municípios que desenvolvem uma eficaz política de apoio e ajuda às famílias mais numerosas.

De entre as medidas criadas durante o último ano e que foram importantes para a nova atribuição desta distinção destacam-se as Visitas de Proximidade (como forma de fomentar as redes de vizinhança), o apoio e promoção ao comércio local, o aumento dos espaços verdes, a criação de bicicletários públicos junto aos estabelecimentos de ensino, e as parcerias com diversas instituições de Ensino (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, Instituto Vaz Serra e Escola Profissional e Tecnológica da Sertã) para a realização de estágios curriculares.

Para um futuro próximo, o Município de Vila de Rei tem já outras medidas de apoio às famílias programadas, com destaque para o alargamento da oferta de manuais escolares para todos os anos de escolaridade, refeições gratuitas na Creche e Jardim-de- Infância Municipais e a comparticipação em tratamentos dentários para pessoas com dificuldades económicas.

A seleção dos Municípios é feita com base em diversos critérios, entre os quais o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social. No ano de 2017 serão 61 Municípios a receber a Bandeira de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

O Presidente da Autarquia Vilarregense, Ricardo Aires, destaca que “o Município de Vila de Rei orgulha-se desta distinção, que nos chega pelo nono ano consecutivo, e que reconhece os esforços realizados na implementação e desenvolvimento de medidas e de políticas de apoio aos seus habitantes. Estamos em crer que estas medidas são essenciais para o aumento da qualidade de vida e do bem-estar dos Vilarregenses e, através delas, esperamos conseguir fixar população no nosso Concelho e lutar contra a desertificação do Interior do País.

A Bandeira de Família + Familiarmente Responsável será entrega numa cerimónia a realizar no dia 29 de novembro, no Auditório da Fundação CEFA – Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.



Última edição