Município constrói Complexo Habitacional
Vila Velha de Ródão
2017-11-20 12:24:01
Povo da Beira

O Município de Vila Velha de Ródão vai iniciar a obra do complexo Habitacional da Quinta de Torre, a qual envolve uma área de 6.703 metros2, e inclui a construção de 18 moradias (quatro de tipologia T2 e 14 de tipologia T3), em banda ou geminadas, com volumetrias que permitam cumprir as normas associadas a habitação de custos controlados.

Esta medida insere-se na política de fixação de jovens e famílias no concelho.

Luís Pereira, presidente da Câmara, explica que “a obra permitirá, simultaneamente, responder aos anseios da população mais jovem e recuperar uma zona antiga e histórica, como a Quinta da Torre, que apresenta um aspeto degradado”.

O valor da obra é de um milhão 883 mil euros. O projeto, no entanto, não inclui apenas a construção das 18 moradias, cujo investimento é de um milhão 321 mil euros.

O autarca explica que “este projeto habitacional engloba também zonas verdes de utilização coletiva, uma estrutura de apoio à urbanização, com valências como cafetaria/esplanada e loja de conveniência, incorporando ainda uma zona de arruamentos, estacionamento e parque infantil”.

A construção deste complexo irá permitir aos munícipes concorrerem à atribuição das moradias por via do arrendamento ou aquisição. Trata-se assim de assegurar o direito fundamental à habitação, constitucional e legalmente consagrado.

Luís Pereira, explica que “o Município, com esta intervenção, não pretende substituir-se ao livre mercado de construção, venda ou arrendamento, mas sim suprir necessidades num parque habitacional relativamente frágil que, face ao crescente nível de empregabilidade que se apresenta no concelho, se manifesta insuficiente perante a constante procura de habitação por parte de potenciais novos residentes”.

Para o autarca, “esta aposta visa a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e o estímulo ao aumento populacional”.



Última edição