Unidade Móvel de Saúde atende 164 novos utentes em 2017
Proença-a-Nova
2018-01-12 11:22:12
Povo da Beira

A Unidade Móvel de Saúde (UMS), serviço disponibilizado pelo Município de Proença-a-Nova, realizou 2.550 atendimentos em 2017, 164 dos quais a novos utentes: neste número estão incluídas 65 pessoas de fora do concelho que realizaram rastreios gratuitos durante a ação que a UMS desenvolveu nas praias fluviais do concelho nos meses de julho e agosto. Nos números de 2017, destaque ainda para as três situações em que o técnico da UMS teve de acionar a emergência médica pela situação de risco apresentada pelos utentes e em cinco casos, as pessoas foram aconselhadas a marcar consulta com o médico de família.

“A Unidade Móvel de Saúde representa o espírito de serviço público que as autarquias também têm de prestar, ainda mais na área da saúde, levando rastreios principalmente à população mais envelhecida das nossas aldeias”, afirma João Lobo, presidente da autarquia.

“Mantendo-se prioritárias as consultas de acompanhamento do respetivo médico de família, é verdade que o serviço disponibilizado pela UMS permite que os nossos concidadãos se sintam mais acompanhados, realizando rastreios que têm evidenciado a necessidade deste serviço e a qualidade com que é prestado”, acrescentou o autarca.

Para realizar os 2.550 atendimentos, a UMS registou 255 saídas, visitou 172 aldeias (ou seja, algumas localidades foram visitadas por duas vezes) e percorreu 11.118 quilómetros.

Também em 2017, a Unidade Móvel de Saúde e a Bibliomóvel uniram-se com o objetivo de promover os serviços da Biblioteca Móvel de Proença-a-Nova em aldeias que ainda não são abrangidas nas suas visitas quinzenais. Da parceria “Castrol, Diabretes e Atenção” resultou a inclusão de duas novas paragens nas andanças da Bibliomóvel: Murteirinha e Vale da Ursa.



Última edição