Passeio Pedestre Interativo hoje na Isna
Oleiros
2018-01-26 11:49:42
Povo da Beira

É já hoje, dia 27, que o Município de Oleiros e a Junta de Freguesia de Isna, com o apoio do ISCA (Isna Sport Clube e Alvélos), levam a efeito, naquela aldeia em xisto, “Ateliê da Broa da Isna e da Castanha”.

A atividade tem início às 9 horas, no recinto de festas, com um passeio pedestre interativo. Logo no introito, um grupo de atores realiza parte da recriação histórica da real caçada de D. Carlos na Isna. O percurso, de cerca de seis quilómetros, contempla a passagem por locais deslumbrantes com seculares castanheiros, pelas várzeas onde é produzido o milho do qual se obtém a tão afamada broa ou pela histórica Fonte das Mulheres, situada a meio da rua D. Carlos I. Os participantes podem ainda ver moer a farinha e participar na elaboração da especialidade da freguesia.

Pelas 12 horas, no recinto das festas, a Companhia de Teatro Viv´Arte dá continuidade à recriação histórica, abordando alguns episódios da estadia régia que ao longo de quatro dias fez de Isna Paço Real. O cheiro da broa quente que entretanto foi para forno, vai lembrando os participantes inscritos que pelas 13 horas terá lugar o almoço temático, com a presença de D. Carlos e de parte da sua comitiva. Na ementa não faltará o ensopado de javali e a broa de milho.

Recorde-se que a atividade integra a ação municipal “Dez Freguesias, Dez Experiências”, enquadrada no projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia. Este é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

Com esta iniciativa, o Município pretende percorrer as freguesias do concelho, divulgando a sua gastronomia, artes, ofícios e tradições. A ideia passa por envolver toda a comunidade e assim dar um novo ânimo ao território. Desta forma oferecem-se experiências únicas e diferenciadoras, recorrendo à participação direta dos participantes ao longo dos ateliês.



Última edição