Escola de Judo Ana Hormigo conquista várias medalhas no Campeonato de Cadetes
2018-01-29 11:22:50

O Campeonato Zonal de Cadetes realizou-se no passado dia 28 de janeiro, no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains e São Vicente da Beira.

A competição, de apuramento da Zona Centro Sul, garante a vaga direta para o Campeonato Nacional de Cadestes de 2018, a realizar no próximo dia 24 de fevereiro, em Odivelas.

A Escola de Judo Ana Hormigo participou com um total de 16 atletas, sendo o clube com a maior comitiva presente e o clube mais medalhado no final num total de duas Associações Distritais presentes, sete clubes e cerca de 40 participantes.

Foram conquistadas seis medalhas de ouro, através da excelente prestação de Francisca Jorge (-48 kg), Catarina Moura (-57 kg), Bruno Gonçalves (-46 kg), Afonso Folgado (-50 kg), João Vicente (-60 kg) e Marco Afonso (-81 kg), obtendo o título de Campeões Zonais da Zona Centro Sul, vencendo de forma inequívoca as suas respetivas categorias.

Em destaque estiveram ainda, Maria Rosário (-48 k)g, Beatriz Riscado (-63 kg), Leandro Serra (-46 kg), Miguel Raposo (-50 kg), João Marques (-55 kg), João Dias (-66 kg), João Gregório (-73 kg), que alcançaram o título de vice-campeões zonais da Zona Centro Sul, garantindo assim oito medalhas de prata. Diogo Leitão (-60 kg) e Manuel Salvado (-73 kg) alcançaram a brilhante classificação de 3.º lugar nas suas categorias de peso, e Digo Côrte não conseguiu levar de vencida os seus adversários, acabando por não conseguir classificação.

A Escola de Judo Ana Hormigo dominou por completo este apuramento zonal da Zona Centro Sul, quer no número de atletas participantes, quer nos resultados desportivos alcançados no final de mais uma grande jornada de Judo.

Os medalhados deste Campeonato Zonal ganharam a vaga direta para o Campeonato Nacional, os restantes atletas aguardarão por uma das vagas a partir do Ranking Nacional, de forma a representar o distrito e a Escola de Judo Ana Hormigo na prova rainha do seu escalão. É de salientar que 12 dos 16 judocas farão a sua estreia no Nacional, que acolherá atletas nascidos em 2003, 2002 e 2001.

A judoca Francisca Jorge será porta-estandarte da Escola de Judo Ana Hormigo, pois irá defender o seu título de campeã nacional alcançado na época passada.