3.º Ateliê dá enfâse ao vinho Callum
Oleiros
2018-04-09 10:28:11
Povo da Beira

O 3.º Ateliê da iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências”, agendado para o próximo dia 28 de abril, na freguesia de Oleiros-Amieira, irá dar destaque ao vinho Callum - um vinho histórico proveniente de uma casta autóctone de Oleiros e ao mel, sendo o mais frequente na região o de urze, marcando a doçaria tradicional.

O ateliê é organizado conjuntamente pelo Município de Oleiros e Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira, contando com o apoio de 8 associações locais que irão assim promover dois dos ícones da cultura e gastronomia da freguesia.

A atividade inicia-se pelas 9 horas, no Jardim Municipal de Oleiros, de onde parte o passeio pedestre interativo que contempla várias experiências ao longo do percurso que tem uma forte componente à descoberta da ribeira. Este culmina com um almoço vínico e com a recriação histórica "A romanização do vinho e as festas báquicas", a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte.

Contando com o envolvimento das associações - Desportiva de Caça e Pesca de Oleiros, Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Recreativa e Cultural de Oleiros, Casa do Benfica em Oleiros, Pinhal Total, Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, Sociedade Filarmónica Oleirense e Agrupamento 1080 CNE de Oleiros e com o apoio do Geopark Naturtejo - espera-se que o ateliê revele, uma vez mais, os ativos naturais e paisagísticos do território, assim como o seu património histórico - etnográfico, valorizando a identidade da freguesia.

Recorde-se que a atividade integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

Os interessados em participar podem inscrever-se até ao dia 20 de abril, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).



Última edição