Rota do Linho realiza-se no próximo dia 12 e traz várias formas de expressão cultural
Oleiros
2018-05-07 12:31:16
Povo da Beira

A Rota do Linho, um itinerário temático que no próximo dia 12 de maio ligará as freguesias e Orvalho e Estreito-Vilar Barroco, irá trazer novas formas de expressão artístico-cultural ao concelho.

Folclore, pintura, visitas guiadas ao património, danças e cantares etnográficos e bailado, são algumas das experiências oferecidas numa jornada que pretende demonstrar a cultura, história e costumes do território de uma forma contemplativa e interativa, ligando-o através da temática do linho.

Nesse dia, a jornada inicia-se pelas 10 horas, no largo de N. Sra. de Fátima, no Orvalho, com a recriação do ciclo do linho pelo Rancho Folclórico de Aranhas.

Os participantes visitam depois um centro dedicado ao tema, no qual estará patente a exposição de pintura “A Balada do Linho”, da autoria de Augusto de Matos.

Quem tiver inscrito tem então direito a transporte até ao Estreito, onde será servido o almoço, abrilhantado pela atuação do Grupo de Danças e Cantares Etnográficos do GAIO (Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho).

Da parte da tarde, os participantes podem ainda visitar os Teares do Estreito, a Igreja Matriz e assistir, pelas 16 horas, ao “Bailado do Linho”, pela companhia Kayser Ballet, da Covilhã. A atuação terá como pano de fundo a fachada do templo religioso e o baixo-relevo do Mestre Soares Branco, no qual se representam, entre outros aspetos, as atividades da freguesia como é o caso das voltas do linho.

O espetáculo é aberto a toda a comunidade.

A iniciativa integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, do qual também faz parte a ação “Dez Freguesias, Dez Experiências”, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, com co-financiamento pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

Os interessados em participar nesta jornada deverão inscrever-se na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).



Última edição