Projeto pretende promover Soventre de S. Miguel de Acha
Idanha-a-Nova
2018-05-10 12:27:10
Povo da Beira

A receita tradicional do soventre, especialidade confecionada à base de carne de porco, está no centro de uma parceria entre a Confraria do Soventre de São Miguel de Acha, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN).

O objetivo é trabalhar a receita do soventre que desde tempos imemoriais é seguida em São Miguel de Acha, através de uma abordagem técnica e antropológica.

O projeto vai culminar na publicação em livro da receita do soventre tradicional, bem como de propostas contemporâneas em torno deste prato, a criar pela ESGIN, sob a égide do Chef Mário Ramos, docente nesta escola que é hoje uma referência nas áreas da cozinha e restauração.

Além do soventre, o livro deverá incluir outras receitas tradicionais de São Miguel de Acha, a partir de um levantamento do receituário tradicional desta freguesia.

De raízes ancestrais, o soventre é uma iguaria que tem como base os chamados aproveitamentos do porco e é historicamente confecionado aquando das “matações”.



Última edição