Aluna da Escola Secundária Nuno Álvares vence fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
Educação
2018-05-20 11:27:44
Povo da Beira

A fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura decorreu no passado dia 11 de maio, na Casa da Cultura, em Oleiros. A prova reuniu alunos e professores de vários concelhos da Beira Baixa: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Penamacor, Vila Velha de Ródão e também do concelho anfitrião: Oleiros.

Ao longo do dia, os alunos distribuídos por escalões (do 1º ciclo ao Secundário) foram realizando provas de seleção, de escrita e de oralidade, até chegarem ao apuramento final de 1º, 2º e 3º lugares.

O júri desta prova era composto por três elementos: Telma Veríssimo (Bibliotecária), Sílvia Ferreira (ligada às artes do espetáculo, incorpora também o projeto Pé de Pano) e Nuno Matos Valente (autor da coleção de ficção juvenil “A Ordem do Poço do Inferno”).

Na categoria de secundário, a aluna Eduarda Caldeira destacou-se na leitura expressiva de um poema de Alexandre O´Neill e na argumentação em defesa da obra “Viagem de Elefante”, de José Saramago, tendo ficado na 1.ª posição.

Segundo a aluna, “a participação neste concurso revelou-se uma experiência interessante e enriquecedora. Tive a oportunidade de melhorar as minhas capacidades de leitura e expressão oral; entrei também em contacto com um género literário diferente daqueles que costumo preferir. Para além disso, gostei muito do ambiente de realização da prova: familiar e divertido. Foi, sem dúvida, uma ótima experiência”.

Na categoria de 1º Ciclo, a aluna Rafaela Ramos também se distinguiu pela sua prestação relativamente à obra “A Lenda do Viajante que Não Podia Parar”, de Concha López Narváez, ficando apurada como efetiva, em 2º lugar.

Foi um dia de exigência mas também de festa da leitura, em que os participantes tiveram inclusivamente oportunidade de ver alguns escritores que, de forma surpreendente e inusitada, apareceram nas ruas e praças e se foram dando a conhecer, numa dramatização interativa levada a cabo pela companhia de teatro Viv’Arte que interpretou autores da Língua Portuguesa: Camões, Pessoa, Florbela, Eça, Gil Vicente… versos, vidas, palavras, caminhos percorridos com literatura na bela vila de Oleiros.

Os vencedores desta fase irão agora representar a região na grande final nacional que terá lugar a 10 de junho, em Lisboa.



Última edição