Município e ARS Centro reforçam protocolo de cooperação
Vila de Rei
2018-05-24 10:54:53
Povo da Beira

O executivo camarário de Vila de Rei aprovou, em reunião ordinária, a proposta de upgrade do protocolo previamente assinado com a Administração Regional de Saúde do Centro, que prevê a inclusão de novos projetos e de um novo parceiro – a Direção Geral de Saúde.

De acordo com o primeiro protocolo assinado em dezembro de 2017, o Município de Vila de Rei tinha já implementado junto da comunidade escolar os projetos “pão.come” (disponibilizando pão de padarias aderentes ao projeto, com os valores de sal pré-estabelecidos), “sopa.come”, “vending.saúde” (melhorando a oferta alimentar das máquinas de venda automática) e “baby no sugar” (promovendo a diminuição do consumo de açúcares de absorção rápida), “bebe+água” e “oleovitae” (controlo dos compostos polares nos óleos de fritura).

Com este reforço de protocolo, o plano estratégico de alimentação saudável passa também a envolver as Instituições Particulares de Solidariedade Social, promovendo igualmente o Município a formação aos beneficiários do “Programa Operacional de Apoio a Pessoas mais Carenciadas” e a implementação de projetos de luta contra a obesidade.

Serão ainda aplicados projetos que promovem a atividade física junto das crianças e jovens do concelho, através dos projetos “salta.acorda” “crescer káfora” e “Escola de Verão”, potenciando a saúde e bem-estar.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, refere que “este upgrade no protocolo assinado com a Administração Regional de Saúde do Centro vem reforçar as medidas já postas em prática anteriormente e que têm o objetivo de melhorar a alimentação e a saúde dos habitantes do concelho. Os padrões alimentares atuais mostram-nos uma excessiva ingestão de açúcar, gorduras e sal e esperamos sensibilizar a população para esta problemática divulgando as vantagens do consumo de fruta, legumes e água”.



Última edição