Praia Fluvial de Fróia renova galardão de praia com qualidade de ouro
Proença-a-Nova
2018-05-24 10:55:03
Povo da Beira

A Praia Fluvial da Fróia renovou o galardão de praia com qualidade de ouro em 2018, selo atribuído pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza - a apenas 39 praias interiores, mais três do que no ano anterior.

Para receber o título e a bandeira que será afixada no local, é obrigatório que as análises realizadas à qualidade de água nas últimas cinco épocas balneares, de 2012 a 2017, tenham tido sempre o resultado de «excelente».

“Naturalmente que esta é uma notícia que nos orgulha enquanto Município e enquanto responsáveis pela gestão desta infraestrutura que é central na promoção turística do concelho”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

“Sendo o turismo uma área prioritária para o território, a autarquia tem o compromisso de continuar a valorizar as suas praias fluviais, seja através da introdução de novos equipamentos, como fizemos com o parque aquático Fluvifun no ano passado no Malhadal, seja através de projetos de requalificação como aquele que temos preparado para a Aldeia Ruiva e que, esperamos, seja objeto de financiamento comunitário a breve prazo”, acrescentou.

A época balnear em Proença-a-Nova decorre de 15 de junho a 9 de setembro nas praias fluviais de Fróia, Malhadal e Aldeia Ruiva, de gestão municipal e com a presença de nadadores salvadores, numa parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova.

No Malhadal, o Fluvifun será novamente um dos atrativos da praia, esperando repetir-se o sucesso do ano passado. Também as zonas balneares de Alvito da Beira e da Cerejeira estão à disposição dos veraneantes.

À semelhança dos anos anteriores, o Município disponibiliza a Carreira de Praia, com partidas às terças e quintas-feiras do Posto de Turismo, que percorrerá de forma rotativa as cinco praias do concelho e ainda as piscinas públicas de São Pedro do Esteval e da Pedra do Altar.

O Galardão Praia com Qualidade de Ouro foi ainda entregue pela Quercus a 342 praias, duas costeiras e a nove de transição.

Com esta iniciativa, o objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, afirmou a associação ambiental.



Última edição