Centro de Ciência, Tradição e Cultura entra na Rede de Clubes Unesco
Educação
2018-06-07 10:58:23
Povo da Beira

A Comissão Nacional da UNESCO considerou que o trabalho desenvolvido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco se enquadra nos princípios e na filosofia dos clubes UNESCO, grupos que acreditam e apoiam a organização na sua missão, promovendo os seus ideais e os seus programas.

A Comissão Nacional da UNESCO desenvolve atividades no âmbito das quatro áreas de mandato da UNESCO – educação, ciência, cultura e comunicação – e nas áreas temáticas desta organização, difundindo e dinamizando em Portugal as políticas e os programas aprovados no seio da UNESCO, em colaboração com outras entidades e grupos ativos na sociedade, nacionais e internacionais.

Uma das grandes linhas de atuação desta organização passa, precisamente, pelo desenvolvimento e consolidação da Rede Portuguesa de Centros e Clubes UNESCO, “que se constitui como um parceiro essencial da CNU, na sua missão de transmissão e promoção dos ideais da UNESCO junto da sociedade civil, a nível local, nacional e internacional”.

Recorde-se que o CTeC/IPCB tem como grande finalidade contribuir para a salvaguarda da memória coletiva através da preservação da cultura e das tradições portuguesas: (i) Pesquisando aspetos relacionados com as nossas tradições e a nossa cultura, recorrendo a uma grande diversidade de fontes, envolvendo artesãos, idosos, especialistas em áreas culturais específicas, instituições, empresas, …). (ii) Construindo materiais e recursos didáticos, tais como livros, brochuras, fichas de atividades, filmes, fotografias…. (iii) Divulgando os materiais, recursos e conhecimentos em novos contextos para maior difusão e valorização das nossas tradições, da nossa cultura (através de cursos de formação, organização de eventos, participação em congressos, workshops, organização de concursos, gestão de um site, …).

As coordenadoras do CTeC/IPCB realçam que “a integração do CTeC na rede de clubes UNESCO é o reconhecimento, merecido, de todo o trabalho desenvolvido pelo Centro. Foi com muita satisfação que recebemos a notícia”.



Última edição