Autarquia conta com Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência
Vila de Rei
2018-06-08 11:15:37
Povo da Beira

A Câmara Municipal de Vila de Rei já tem em atividade um Gabinete de atendimento à vítima de violência, que funciona quinzenalmente no edifício da Câmara Municipal. O apoio será gratuito e confidencial.

O Gabinete encontra-se aberto ao público nas primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês, entre as 09h30 e as 17h30.

Este novo departamento tem o objetivo de prestar apoio diferenciado às vítimas de violência, nomeadamente no âmbito jurídico (esclarecimento sobre direitos, processos judiciais, denúncias criminais, entre outros), psicológico (suporte emocional, provir intervenção psicológica individual e avaliar o risco psicológico e o grau de sofrimento emocional) e social (avaliação das necessidades urgentes das vítimas e familiares, auxiliar o contacto com serviços e instituições com recursos mais adequados para o processo de apoio ou rever as condições de habitação, educação, emprego e formação profissional).

A criação deste espaço nasce na sequência do protocolo de colaboração assinado entre o Município de Vila de Rei e a Amato Lusitano – Associação para o Desenvolvimento, que prevê ainda a promoção de campanhas junto da comunidade e das escolas no sentido de sensibilizar para esta temática.

Para Ricardo Aires, Presidente da Autarquia de Vila de Rei, “estão, de momento, reunidas as condições para que o Município consiga prestar as melhores condições de apoio e proteção a vítimas de violência. O Gabinete agora em funcionamento será uma importante mais-valia para que as pessoas vejam garantido o apoio social, psicológico e jurídico necessário para enfrentar situações difíceis como esta”.



Última edição