Museu do Têxtil em Cebolais de Cima recebe o
Castelo Branco
2018-06-13 11:27:53

O “Castelo Branco MODA’18”, que se realiza no próximo dia 15, conta nesta edição com os designes Pedro Pedro e Hugo Costa e com a participação dos manequins Luís Borges e Sofia Bessa, sendo que as peças apresentadas são inspiradas no bordado de Castelo Branco.

O evento, decorre pela primeira vez no Museu dos Têxteis (MUTEX), situado na freguesia de Cebolais de Cima, um espaço com uma longa história associada ao setor têxtil e à moda.

Na sessão de apresentação do “Castelo Branco MODA’18”, o presidente do município local, Luís Correia, destacou as parcerias conseguidas através deste evento com a Dielmar, empresa com sede em Alcains, que irá apresentar a nova coleção, com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) e, desde a edição anterior, com Manuel Serrão, empresário há muito ligado à moda.

O autarca realçou ainda a relação que a câmara pretende estabelecer “entre o sector e as empresas criativas e o Museu dos Têxteis, e o reforço da dinamização que pretendemos fazer nas nossas freguesias”.

Com esta descentralização, segundo Luís Correia, o evento cumpre os objetivos iniciais e contribui também para a coesão territorial, “que sempre foi politica desta autarquia”, sublinhou.

O desfile, que se realiza no próximo dia 15, conta com a participação dos criadores Pedro Pedro e Hugo Costa ( este último ex-aluno da ESART), que irão apresentar algumas peças das suas novas coleções e também os coordenados com a sua interpretação do Bordado de Castelo Branco, peças que tal como as anteriores, ficarão a fazer parte do acervo da autarquia, no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.

No desfile, vão estar, exclusivamente, manequins profissionais, dois dos quais de topo e com experiência internacional: Luís Borges e Sofia Baessa.

Durante o evento, serão ainda conhecidos os coordenados finalistas da segunda edição do concurso nacional “O Bordado de Castelo Branco na Moda”, iniciativa promovida pela autarquia albicastrense.

Os estudantes finalistas da Licenciatura em Design de Moda e Têxtil da ESART e dos Finalistas do Concurso PFN - Portuguese Fashion News, organizado pela Seletiva Moda, apresentarão também as suas coleções.

O presidente do IPCB,António Fernandes, realçou a importância da participação no evento dos alunos da ESART: “Este será o contacto mais relevante para os alunos, ao longo da sua formação académica, em contexto de trabalho”.

Já o empresário Manuel Serrão, um dos fundadores do Portugal Fashion deixou vários elogios à organização do evento que acompanhou no ano passado.

“Venho aqui porque acho que é um evento que merece, que é bem feito e que o Interior ganha com este evento”, disse.

Destacou ainda o facto diferenciador de este desfile contribuir para a preservação do património cultural, neste caso o Bordado de Castelo Branco.

A organização do evento é da Câmara Municipal de Castelo Branco e Instituto Politécnico de Castelo Branco, em parceria com o Portugal Fashion, Associação Selectiva Moda, ANJE e TJornal.