X Gala da AFCB festejou o futebol e premiou os melhores do distrito
Desporto
2018-06-13 11:28:17
Lourenço Martins de Carvalho

A X Gala da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) decorreu no pasado sábado, dia 9 de junho, em Vila de Rei. O evento serviu para premiar os melhores atletas, treinadores e dirigentes do futebol e do futsal do distrito, na época 2017/2018.

A cerimónia contou com cerca de 230 pessoas e, além de eleger os melhores profissionais da última temporada, a Gala serviu igualmente para entregar as taças de Campeões Distritais, em todas as categorias, e as Supertaças de futsal.

Manuel Candeias elogiou o futebol português e criticou as pessoas que querem destruir a modalidade, afirmando que a AFCB não se revê nesses comportamentos.

“Temos os melhores jogadores e treinadores. Uma população entusiástica. FPF e uma Liga profissional competentes. E depois há gente sem escrúpulos, sem vergonha que entendem que no futebol vale tudo. Não nos revemos nesses comportamentos. É urgente pacificar e credibilizar o futebol. Devolver-lhe a credibilidade e o prestígio que merece. Queremos que o futebol continue a ser o desporto de multidões”, afirmou o presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), também esteve presente no evento e lembrou o papel do futebol não profissional no desenvolvimento da modalidade, a nível profissional.

“O futebol profissional, que beneficia dos grandes palcos, não pode esquecer o futebol associativo e tudo o que ele traz ao futebol profissional. As estruturas associativas fazem milagres. Também eu já estive no futebol amador e sei dar valor ao que aí se faz”, referiu.

Rui Manhoso representou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e lembrou que a Gala aconteceu no mesmo dia em que a Seleção Nacional partiu para a Rússia, para participar no Mundial 2018.

“Esta gala coincide com o dia em que a nossa grande esperança, a seleção nacional, partiu para o Campeonato do Mundo. Quanto mais longe for a nossa seleção, mais longe irá o nosso apoio às causas do futebol”, confessou o diretor da FPF.

José Luís Mendes, seleccionador nacional de futsal sub-21 e treinador adjunto de Jorge Bráz na seleção principal, foi distinguido com o prestígio e mostrou-se orgulhoso por fazer parte do Interior e do distrito de Castelo Branco.

“Os grandes responsáveis pela construção das nossas carreiras somos nós próprios. Muito orgulho em ser do distrito de Castelo Branco e do concelho da Covilhã. Não é por ser do Interior que as oportunidades não surgem. O desporto universitário foi quem me abriu as portas”, realçou.

Nos prémios individuais, no futebol, Kikas, do Benfica e Castelo Branco, e Léo, do CD Alcains, foram considerados os melhores jogadores seniores nacionais e distritais, respetivamente. Natan Costa, que orientou a ARC Oleiros na última época, venceu o prémio de melhor treinador de futebol.

No futsal, Márcio Moreira (AD Fundão) e Marco Borronha (Ladoeiro) foram os melhores jogadores nacionais e distrital, respetivamente. Jorge Pina, do Ladoeiro, conquistou o prémio de melhor treinador.

Na área da direção, José Henriques, antigo presidente da ARB Boa Esperança, foi considerado o melhor dirigente.

Veja os vencedores de todas as categorias:

Melhor jogador sénior nacionais: Kikas (SBCB)

Melhor jogador futebol distritais: Léo (CD Alcains)

Melhor jogador futsal nacionais: Márcio Moreira (AD Fundão)

Melhor jogador futsal distritais: Marco Borronha (Ladoeiro)

Melhor jogador futebol formação: Bernardo Baltazar (Ac. Fundão)

Melhor jogador futsal formação: Emerson Pelé (AD Fundão)

Melhor jogadora futebol feminino: Renata Catarino (SBCB)

Melhor jogadora futsal feminino: Rute Duarte (Valverde)

Melhor treinador futebol: Natan Costa (ARC Oleiros)

Melhor treinador futsal: Jorge Pina (Ladoeiro)

Melhor treinador futebol formação: Nuno Carreiro (SBCB)

Melhor treinador futsal formação: Nuno Couto (AD Fundão)

Melhor dirigente: José Henriques (ARB Boa Esperança)

Prémio Dedicação: Ricardo Aires (Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei)

Prémio Mérito: Enf. António Fonseca

Prémio Prestígio: José Luís Mendes

 

 

 



Última edição