Descida do rio junta meia centena de participantes
Proença-a-Nova
2018-08-03 11:01:26
Povo da Beira

Meia centena de participantes, distribuídos por dois turnos, desceram em canoa o Rio Ocreza entre o Padrão e a Barragem da Pracana e depois subiram a ribeira da Pracana até à ponte que liga os concelhos de Proença-a-Nova e Mação, num total de oito quilómetros que mostram uma perspetiva diferente desta zona do concelho, em que se destacam as encostas de oliveiras, plantadas em socalcos.

A Descida de Rio, iniciativa do Grupo de Desporto integrada no programa de Animação de Verão do Município, é uma das atividades mais procuradas, não só pelo incentivo ao exercício físico, mas também pelas paisagens de muita beleza proporcionadas pelos dois cursos de água.

A estes junta-se a vertente gastronómica: a Associação Cultural Desportiva do Padrão, que apoia a atividade do ponto de vista logístico, é responsável ainda pela refeição retemperadora de forças, apresentando sempre o famoso peixe do rio, com sabor apurado ao longo de muitas gerações.

“O turismo de natureza tem efetivamente muitos argumentos no concelho”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que assistiu à chegada do segundo grupo de canoístas este sábado, 28 de julho.

“Estamos num ponto do concelho que ainda tem muito para dar a esse nível, tirando partido da Barragem da Pracana e desta massa de água, não apenas na vertente da pesca desportiva, mas também dos desportos de água de que esta iniciativa é um bom exemplo”, concluiu.



Última edição