Ministra da Presdiência e da Modernização Administrativa inaugurou os quatro “Espaços Cidadão” do concelho
Idanha-a-Nova
2018-09-05 12:16:01
Povo da Beira

Os quatro “Espaço Cidadão” do concelho de Idanha-a-Nova foram inaugurados na passada sexta-feira, dia 31 de agosto, pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto.

Os Espaços Cidadão estão localizados em Idanha-a-Nova, Zebreira, Termas de Monfortinho e Monsanto, consistindo em pontos de atendimento que disponibilizam diversos serviços públicos num único espaço.

No mesmo dia foi também lançado o Espaço Cidadão Móvel, viatura que irá percorrer o território do concelho com o mesmo objetivo, indo ao encontro das populações.

A abertura dos Espaços Cidadão surge na sequência do protocolo celebrado entre o Município de Idanha-a-Nova e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), com o objetivo de “levar até às pessoas os serviços da Administração Pública para que tenham maior qualidade de vida”, referiu na ocasião o presidente da autarquia, Armindo Jacinto.

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, considera Idanha “um muito bom exemplo do que o Poder Local fez por este país”, destacando os investimentos na coesão do território.

É o caso dos Espaços Cidadão, os quais “tornam os serviços públicos mais próximos dos cidadãos”, disse a governante, para depois adiantar que “Idanha é o primeiro concelho em que abrimos quatro Espaços Cidadão de uma só vez”.

Nos Espaços Cidadão pode, por exemplo, renovar a carta de condução, entregar o IRS, realizar os serviços e-fatura, pedir informações sobre as prestações da Segurança Social, entregar despesas médicas para a ADSE, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, tratar de certidões, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, entre outros serviços.



Última edição