Baja TT de Idanha-a-Nova arranca hoje
Desporto
2018-09-07 12:00:16
Povo da Beira

A Baja TT de Idanha-a-Nova começa hoje, dia 7 de setembro, e prolonga-se até amanhã, sábado, dia 8, contando com uma lista com mais de 100 inscritos.

Pontuável para os principais campeonatos nacionais de automóveis, motos, SSV e quads, a competição, organizada pela Escuderia Castelo Branco, marca a rentrée competitiva depois da pausa de verão.

 Entre os concorrentes de automóvel serão 44, com destaque para a presença de todos os principais candidatos à conquista do título, entre os quais está o líder do campeonato, Hélder Oliveira.

O piloto de Barcelos terá forte oposição, tal como a de João Ramos, que surge em Idanha-a-Nova com menos quatro pontos somados durante a temporada. Além disso, também Tiago Reis, terceiro no campeonato, garantiu a sua presença.

O mesmo acontece com os nomes mais fortes do Agrupamento T2. O campeão em título, Rui Sousa, não foge à regra e diz presente, enquanto em T8, Mário Duarte lidera uma competição que está bastante equilibrada. Destaque, também, para o campeão absoluto de 2016, Nuno Matos, que se estreia aos comandos de uma Ford Ranger.

 Entre as motos, António Maio surge com uma grande vantagem sobre Mário Patrão. Mas os dois, juntamente com outros concorrentes, como é Daniel Jordão, vão querer andar bem depressa e dar espectáculo. A Escuderia Castelo Branco vai receber 29 pilotos que correm no campeonato nacional, mais cinco da categoria Hobby. Mas é nos SSV que o parque de assistência vai ser maior. No total, são 67 os inscritos, dos quais apenas um está na categoria Hobby. Para terminar, há que contar, ainda, com os nove quads que vão competir em Idanha.

 “Estamos perante uma lista de inscritos com muitos nomes mas, acima de tudo, destacamos a tremenda qualidade da mesma, seja em que categoria ou competição for. Acreditamos que as introduções feitas vão ser do agrado dos concorrentes e do público que vai assistir a esta prova que poderá ser decisiva na atribuição de vários títulos”, afirmou um dos directores de prova, Sérgio Sequeira.

 A Baja TT de Idanha-a-Nova realiza-se na sexta-feira e no sábado. Este ano apresenta um formato renovado, nomeadamente, o prólogo é diferente das últimas edições. A prova contará com um total de 357,92 quilómetros para as motos, quads e SSV e 413,03 quilómetros para os automóveis, divididos em duas etapas. A primeira inicia-se com a passagem pelo novo prólogo com extensão de 7,4 quilómetros, ao qual se segue o primeiro setor seletivo de 115,77 quilómetros para motos e 85,44 quilómetros para os carros.

Já a segunda etapa, conta com um setor seletivo único de 234,75 quilómetros para motos, quads e SSV e dois sectores selectivos de 140,29 quilómetros e 179,90 quilómetros para automóveis que promete desafiar as capacidades dos pilotos inscritos no evento organizado pela Escuderia de Castelo Branco.



Última edição