Tour Eléctrico Moveletur promove o turismo sustentável e a Mobilidade Elétrica em Portugal e Espanha
Educação
2018-09-14 11:47:08
Povo da Beira

As áreas naturais do Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata em Portugal, e o Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha - vai receber nos dias 22 e 23, 29 e 30 de setembro, num total de mais de 400 mil hectares, um tour em veículos elétricos com seis etapas, que visa promover a mobilidade sustentada nestes parques naturais, de ambos os lados da fronteira entre Portugal e Espanha.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto MOVELETUR: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais", um projeto sem fins lucrativos promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, que tem como parceiros portugueses o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, e a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, contando como parceiros espanhóis a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila.

O projeto MOVELETUR: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos 'verdes' que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, o consórcio pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.

Este projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 908.829,13€, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Inclui a aquisição de 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 25 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos(https://patrimonionatural.org/moveletur).

Estão presentes no Tour veículos de diferentes fabricantes, bem como de frotas institucionais de entidades locais e outras administrações públicas.

Complementando o programa da iniciativa, decorrem, nas localidades por onde passa o tour, ações de sensibilização para a promoção da mobilidade elétrica, com a realização de workshops, palestras e experiências de condução de veículos elétricos (automóveis e bicicletas), ações que são conjugadas com iniciativas de promoção do turismo sustentado e de valorização do património histórico-cultural nas regiões integrantes. Esta ação em concreto tem um orçamento total de 30.600 euros.

Este evento será igualmente uma vitrine para empresas ligadas à mobilidade elétrica e a oferta de mobilidade elétrica projetada pelo projeto para espaços naturais será divulgada para potenciais interessados, meios de comunicação e operadores turísticos.



Última edição