Centro de Ciência e Cultura do Politécnico de Castelo Branco integra Rede de Clubes UNESCO
Educação
2018-09-19 04:26:31
Povo da Beira

O Centro de Ciência, Tradição e Cultura do Politécnico de Castelo Branco passou a integrar a rede de Clubes UNESCO, sendo que a formalização decorreu através da celebração de um protocolo.

“Hoje é um dia muito feliz para o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), para a ciência, a tradição e a cultura”, afirmou o presidente do IPCB, António Fernandes.

Este responsável, que falava na Quinta da Senhora de Mércules, em Castelo Branco, após a assinatura do protocolo de colaboração entre o Centro de Ciência, Tradição e Cultura do IPCB e a Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), explicou que este é o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do tempo pelo centro.

“O trabalho desenvolvido acaba de ser valorizado por parte da UNESCO. A partir de hoje o centro passa a ser Clube UNESCO”, disse.

O Centro de Ciência, Tradição e Cultura do IPCB tem como objetivos a preservação da cultura e tradições portuguesas e dedica-se à investigação e pesquisa da cultura, e construção de materiais para diversos contextos e divulgação.

A Comissão Nacional da UNESCO considerou que o trabalho desenvolvido pelo centro se enquadra nos princípios e na filosofia dos clubes UNESCO.

“Tudo faremos para manter este reconhecimento e cá estamos para apoiar a cultura e o património local e regional”, frisou.

Já o representante da Comissão Nacional da UNESCO, Jorge Lobo Mesquita, explicou que a tradição é algo que se constrói, atualiza e reanima.

“É com gosto que estamos aqui para celebrar este protocolo”, concluiu.

O centro, agora inserido na rede portuguesa de Clubes UNESCO através do IPCB, vai continuar a desenvolver um conjunto diversificado de abordagens metodológicas, desde pesquisas bibliográficas, trabalhos de campo, trabalhos experimentais, debates, “workshops”, seminários, visitas de estudo, cursos, publicação de livros, entre outros.



Última edição