Município assina parceria com Academia de Música de Coimbra
Oleiros
2018-09-29 10:52:29

O Município de Oleiros, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), estabeleceu uma parceria com a Academia de Música de Coimbra (AMC), que irá proporcionar em Oleiros uma experiência diferenciadora de ensino do mundo da Música.

Nesta primeira fase, os destinatários da iniciativa serão: os alunos do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (do Jardim-de-Infância de Oleiros, da EB 1 de Oleiros, dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário); as crianças da Creche e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros; os formandos da Universidade Sénior de Oleiros e os executantes da banda e alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Oleirense.

Para os alunos interessados do 2.º e 3.º ciclos, e secundário o Atelier de Música irá decorrer na Sociedade Filarmónica Oleirense de forma totalmente gratuita, todas as terças-feiras, das 17h45 às 18H45.

As inscrições são efetuadas na Escola Padre António de Andrade e estão limitadas a 15 alunos.

Para os alunos do Ensino Básico este projeto integra-se no conjunto de ações complementares às atividades extracurriculares.

Na passada terça-feira, dia 25 de setembro, a equipa de professores e músicos da AMC deslocou-se a Oleiros no sentido de apresentar esta oportunidade que irá permitir a interação com vários instrumentos musicais numa dinâmica divertida e educativa.

A iniciativa enquadra-se na linha de intervenção 3.5 - Desenvolvimento de metodologias de intervenção fora das salas de aulas do PIICIE da Beira Baixa.

Pretende-se assim, fomentar a qualidade e a afetividade das relações interpessoais, melhorar a comunicação e fortalecer a autoestima, os índices de concentração e a redescoberta dos potenciais criativos.

Desta forma, garante-se um melhor desempenho do aluno e o seu sucesso escolar, ao mesmo tempo que se previne e reduz o abandono escolar precoce.