Desporto Adaptado presente nos 4.ºs Jogos de Portugal Special Olympics
2018-11-03 11:32:30

Os 4ºs Jogos de Portugal Special Olympics estendeu-se durante quatro dias, sendo que estiveram presentes mais de 150 atletas, representando 16 instituições de todo o pais, disputando competições de quatro modalidades- Atletismo, Futsal, Basquetebol e Natação.

O evento A APPACDM de Castelo Branco esteve representada nas modalidades de Natação e Futsal, sendo que todas as provas decorreram na Escola Salesiana de Manique.

Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos.

Neste contexto, no futsal, a equipa albicastrense composta por: João Gil; Micael Justiça; Guilherme Morão; João Gomes e João Carlos conseguiu um honroso 5º lugar na classificação geral.

Já na modalidade de natação, a atleta Rafaela Louro conseguiu alcançar o 1º lugar nas provas de 50m costas e livres, enquanto o atleta João Gil (25m livres) e Miguel Rapoula (50 e 100 metros livres) também subiram ao pódio obtendo um brilhante 3º lugar.

De salientar que os atletas foram acompanhados tecnicamente por Raquel Correia (psicóloga) e Pedro Pires (Técnico de Desporto Adaptado).

O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o bem- estar dos atletas. Assim durante o desenrolar da competição foram efetuados rastreios dentários e visuais a todos os participantes.

Para além da participação neste grande evento, a equipa de natação da instituição albicastrense ainda se deslocou ao Fundão para participar no Torneio de Natação promovido pela APPACDM local.

O evento foi uma iniciativa organizada pela CERCICA em conjunto com a Special Olympics Portugal, contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Instituto Português do Desporto e Juventude, que integra o Programa Nacional Desporto Para Todos e a Escola Salesiana de Manique.