Autarquia inaugurou nova Junta de Freguesia
Penamacor
2018-11-30 10:50:24
Povo da Beira

A nova sede da Junta de Freguesia de Penamacor foi inaugurada, no passado dia 18, pelos Presidentes da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, numa cerimónia que contou também com a bênção do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e com a presença dos párocos locais, além da muita população que ali se deslocou para assistir ao ato.

A nova sede da Junta de Freguesia de Penamacor fica situada no Largo Júlio Rodrigues da Silva, no centro da vila.

A infraestrutura tem um gabinete para o atendimento privado aos fregueses, uma sala de atendimento ao público e uma sala multiusos, onde decorrerão as Assembleias de Freguesia e outras atividades, como, por exemplo, formações.

O edifício tem 150 m2 brutos e teve um custo aproximado de cerca de 140 mil euros, totalmente financiados pela Junta de Freguesia, tendo o Município cedido o espaço.

Nas palavras de António Gil, Presidente do Executivo da Junta de Freguesia de Penamacor, esta é uma obra pela qual a vila já ansiava há muito tempo, frisando que a sede do concelho era a única freguesia que não tinha um espaço próprio.

“Penamacor é a freguesia que tem cerca de 67% da área do território, tem o maior orçamento e já merecia um espaço próprio. Arranjamos verba e já tinha-mos alguma verba do anterior executivo, o que nos deu algum conforto”, disse.

António Gil agradeceu aos presentes e a todos os que colaboraram na obra e defendeu que a nova sede corresponde às pretensões dos utentes que a procuram, independentemente da idade e da condição física.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, disse ser um prazer o Executivo do Município estar presente num dia que honra a história de Penamacor.

“44 anos depois do 25 de Abril, finalmente a Junta de Freguesia de Penamacor passa a ter um espaço nobre, digno, um espaço que é seu. Se isto é possível, muito se deve ao papel e à teimosia do Senhor Presidente da Junta de Freguesia. Há teimosias que valem a pena e esta valeu porque a obra que estamos inaugurar dignifica a freguesia e o concelho de Penamacor”, afirmou.

O autarca elogiou ainda o facto da obra estar perfeitamente integrada no espaço do antigo quartel.

O ato solene contou a atuação da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires. A seguir à cerimónia de inauguração, decorreu um pequeno lanche-convívio.

O programa terminou no Terreiro de Santo António, com o tradicional magusto de Penamacor e com a atuação do Rancho Folclórico de Penamacor e do grupo musical ToKaDançar.



Última edição