Vila Velha de Ródão assinalou o Dia Internacional do Voluntariado e da Pessoa com Deficiência
Vila Velha de Ródão
2018-12-08 11:05:06
Povo da Beira

O Dia Internacional do Voluntariado e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foram assinalados a 5 de dezembro, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.

Os momentos foram marcados com um encontro que juntou voluntários de diversas associações e o ator Paulo Azevedo, cujo testemunho sobre a forma ultrapassou os obstáculos colocados pela deficiência com que nasceu surpreendeu e impressionou o público presente.

A iniciativa foi organizada pelo Gabinete de Ação Social do Município de Vila Velha de Ródão, em parceria com o Banco Local de Voluntariado, a Loja Social de Ródão, a Biblioteca Municipal, o CLDS 3G e o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e visou comemorar Dia Internacional do Voluntariado e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinalaram, respetivamente, a 5 e a 3 de dezembro.

A sessão começou por se centrar no tema do voluntariado, tendo sido convidados representantes de três associações com intervenção a nível local para darem o seu testemunho.

Em representação da AVISO – Associação de Apoio Voluntário ao Idoso Só, Lúcia Lima começou por explicar aos presentes como um grupo de amigas que prestava ajuda a alguns idosos decidiu criar esta associação e deixou um apelo à contribuição de todos para esta causa.

Manuela Fonseca e Maria Celeste Silva falaram sobre a importância da Liga Portuguesa Contra o Cancro e revelaram que, para além do encaminhamento para os apoios sociais e jurídicos, esta entidade apoia os doentes oncológicos e as suas famílias em várias vertentes e tem um papel determinante na angariação de fundos.

A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco esteve representada pelo psicólogo André Peixoto, que falou sobre os desafios de apoiar crianças e adultos com deficiência intelectual ou problemáticas do foro psiquiátrico.

O testemunho mais impactante do encontro coube a Paulo Azevedo, ator conhecido do grande público pela sua participação em novelas, que nasceu sem mãos e pernas.

Revelando a sua história de vida, Paulo Azevedo contou como desde cedo se habituou a contrariar as expetativas que os outros tinham acerca das suas limitações.

Sempre com humor e boa-disposição, revelou como se especializou em motivação de plantel e trabalhou com José Mourinho no Real Madrid, como ficou em 2.º lugar da sua categoria na Maratona de Nova Iorque ou cumpriu o sonho de ser ator, inspirando assim a plateia com a sua determinação e coragem em ultrapassar os obstáculos com que se foi deparando.



Última edição