Escola Superior Agrária assinala Dia Mundial do Solo
2018-12-15 11:25:50

A Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, assinalou, no passado dia 5, o Dia Mundial do Solo.

Para esse efeito, convidou toda a comunidade académica da ESACB-IPCB, a participar numa reflexão sobre a importância do solo para a Humanidade.

Assim, através do registo escrito em dois painéis localizados num dos átrios principais da escola, os participantes responderam a duas questões essenciais sobre esta temática: “Porque gosto do Solo” e “O que posso fazer para proteger o Solo”.

De todas as opiniões expressas, salienta-se uma forte consciência sobre a importância do recurso Solo para a Humanidade; a diversidade de funções que o recurso Solo suporta; o bem-estar que este recurso oferece ao Homem e a ligação indissociável do solo com a Vida “o Solo é Vida e sustenta a Vida”.

No que diz respeito à proteção do recurso Solo, ficou clara a preocupação sobre as principais ameaças a este recurso natural, com destaque para “a falta de conhecimento sobre as suas funções e o seu uso adequado”,” a erosão, “a contaminação com referência à introdução de micro-plásticos na cadeia alimentar” e a “falta de legislação enquadradora das funções e do uso do Solo”.

Com vista à concretização dos objetivos da proteção e conservação do Solo, a ESACB-IPCB reafirma a sua Missão de ensino e divulgação do conhecimento, tendo como princípio fundamental incutir na formação e na investigação, orientações conducentes às melhores práticas de uso e gestão do Solo.