Protocolo com a Universidade Zambeze permitiu novos mestres em Construção Sustentável
2019-01-01 10:48:09

Quatro alunos do mestrado em Construção Sustentável da Universidade Zambeze (UniZambeze), curso criado no âmbito de um protocolo entre a Unizambeze e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), obtiveram o grau de mestre após a discussão pública dos seus trabalhos de dissertação.

Eusébio Saraiva, Nádia Farinha, Reginaldo Mussa e Michael Mendes concluíram os seus trabalhos de dissertação de mestrado em Construção Sustentável com os temas “Padrões de Habitabilidade na Cidade da Beira”, “Os Incêndios em Edifícios da Beira – Moçambique”, “Utilização de Resíduos da Construção e Demolição com Agregado do Betão” e “Caracterização Construtiva de Aldeias do Parque Nacional da Gorongosa”, respetivamente.

Os três primeiros trabalhos foram orientados pela docente Cristina Calmeiro (um deles com a coorientação da docente Teresa Albuquerque e outro com a coorientação do docente Dinis Gardete) e o quarto trabalho foi orientado pela docente Ana Teresa Vaz Ferreira (coordenadora do curso pelo IPCB e interlocutora do protocolo) e coorientado pelo docente Dinis Gardete.

Participaram no júri de avaliação das provas o professor Doutor Júlio Pacheco (Director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unizambeze), a docente Beatriz Reyes, o professor Albano Maparagem e a professora Ana Teresa Vaz Ferreira (IPCB).

A conclusão do ciclo de estudos de mestrado por estes quatro alunos, é um sinal do sucesso da parceria estabelecida e de todos os esforços realizados para o funcionamento das atividades de lecionação, tanto em regime presencial como de ensino a distância, com a utilização da plataforma Moodle do IPCB.

Relembra-se que o curso foi criado em 2015 com a mesma estrutura do curso atualmente em funcionamento na Escola Superior de Tecnologia do IPCB e com a mesma designação.

Foi lecionado por docentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco que se deslocaram à Beira e a Moçambique com a colaboração de docentes da Universidade Zambeze (Unizambeze).