Unidade Móvel de Saúde efetuou 2921 atendimentos
Proença-a-Nova
2019-01-04 12:21:24
Povo da Beira

A Unidade Móvel de Saúde (UMS), serviço disponibilizado pela Câmara Municipal de Proença- a-Nova, registou em 2018 um total de 2.921 atendimentos, 324 dos quais a utentes que usaram este serviço pela primeira vez, em 390 saídas às aldeias e centros de dia do concelho.

No balanço do ano, destaque ainda para as duas ocorrências em que o técnico da UMS teve que acionar a emergência médica, os seis casos de encaminhamento para as urgências e as 15 situações em que os utentes foram aconselhados a marcar consulta com o médico de família.

Dos 324 novos utentes que a Unidade Móvel de Saúde atendeu no ano passado, 137 não residem no concelho de Proença-a-Nova, número explicado em parte pela participação nos rastreios gratuitos realizados nas praias fluviais e zonas de lazer do concelho nos meses de julho e agosto, no âmbito da iniciativa “Proença Anima o Teu Verão”.

Entre os rastreios realizados, estão os testes de glicémia, colesterol e triglicéridos, as avaliações de tensão arterial, de saturação de oxigénio no sangue (SpO 2 ), de temperatura, de peso e de índice de massa corporal, entre outros.

Paralelamente, foram desenvolvidas ações de sensibilização junto de idosos, crianças ou utentes das praias fluviais, abordando temas como a alimentação saudável, a importância da hidratação, cuidados a ter com a exposição solar, diabetes, hipertensão ou colesterol.

O técnico de diagnóstico e terapêutica da Unidade Móvel de Saúde ministrou ainda ações de formação em suporte básico de vida, primeiros socorros e prevenção de acidentes aos funcionários dos Centros de Dia e do Pré-escolar do concelho.



Última edição