Festa das Varas do Fumeiro marcado para este fim-de-semana
Penamacor
2019-01-16 10:49:37
Povo da Beira

A Festa das Varas do Fumeiro, nas Aranhas, já tem programa completo. As novidades deste ano são a existência de um espaço infantil durante os dias em que decorre a feira, as atividades de orientação Orifumeiro e sessões de showcooking e ateliês de gastronomia.

As atividades decorrem no sábado, dia 19, pelas 17 horas, e no domingo, dia 20, pelas 18 horas.

O evento conta com expositores de artesanato, de produtos regionais e tasquinhas, além de vários madeirinhos pelas ruas para “aquecerem” os visitantes.

O certame arranca na sexta-feira, dia 18 de janeiro, e termina no domingo, dia 20, com o momento alto a acontecer no sábado com o Desfile das Varas, pelas 15h, acompanhado por grupos espontâneos de tocadores de concertina e acordeão do concelho que animam esta parada.

Posteriormente, é lida a Carta do Fumeiro, documento que pretende recriar a carta régia que outrora autenticava este tipo de feiras, seguida do Leilão das Varas.

A inauguração da Festa das Varas do Fumeiro decorre às 17h de sexta-feira, com visita aos expositores e animação com o Grupo de Bombos “Os Grifos”.

A animação de rua prossegue durante a tarde com os Picadinhos da Concertina. Pelas 21h30, decorre, no Lagar das Aranhas, um concerto do Orfeão de Castelo Branco e, pelas 22h30, atuam os Trovadores da Beira, no adro da igreja.

Já no sábado, dia 19, a festa arranca às 11h. Os Chibatas, os Tok’Avakalhar, o grupo de teatro Os Fotógrafos e os Celtitando estão encarregues da animação de rua durante o dia.

Pelas 15h, decorre o já referido Desfile das Varas, pelas 17h30, atua, no adro da igreja, o Grupo de Sevilhanas de Eljas e, pelas 22h, toca o Grupo de Musica Tradicional “Sons do Tempo”, no mesmo local.

No último dia do certame, domingo, dia 20, a festa arranca novamente às 11 horas, com a animação de rua, durante o dia, a estar a cargo dos Bombos e Adufes da Casa do Povo do Paul e dos Manta de Ourelos.

Pelas 15 horas, decorre o XX Festival de Folclore, com a participação de ranchos portugueses e espanhóis, e, meia hora mais tarde, tem lugar o teatro de rua “Porco Personal Training”.



Última edição