Passeios Pedestres prosseguem em 2019 pelo concelho
Proença-a-Nova
2019-01-31 10:47:47
Povo da Beira

Os passeios pedestres voltam a marcar a agenda de eventos de 2019, sendo uma das iniciativas regulares que tem mantido um público fidelizado e atraído novos participantes: em 2018, nos 12 passeio realizados, houve um total de 1.668 caminheiros, com destaque para a comemoração do 150º Passeio Pedestre, que juntou mais de 600 pessoas.

O primeiro passeio do ano, organizado mensalmente pelo Município de Proença-a-Nova, decorreu 20 de janeiro, onde 75 caminhantes percorreram os trilhos de São Sebastião, na zona do Vergão.

O próximo passeio está marcado para 17 de fevereiro, com início na aldeia típica de xisto dos Cunqueiros.

As inscrições estão abertas até dia 14 de fevereiro, na página do Município ou no Posto do Turismo.

Em março, o passeio realiza-se no dia 24, com o ponto de partida na aldeia de Relva da Louça e a 14 de abril será no Pergulho.

Em maio ocorre o tradicional “Montes de Cereja”, a 26 de maio, inserido no Festival da Cereja e do Limão em Montes da Senhora. No mês de junho, o ponto de partida do passeio “Adormecer o Sol” será em Maljoga.

A 18 de agosto, os participantes vão caminhar pelas “Levadas dos Carregais”.

O percurso, integrado no Festival do Plangaio e do Maranho, a 28 de setembro, será feito pela Rota do Plangaio.

No mês de outubro, o passeio levará as pessoas até à Azenha do Barbeiro, no dia 20, e a edição de 2019 dos passeios pedestres mensais termina com o Natal Rota Gourmet, no dia 15 de dezembro.

Como em anos anteriores, haverá dois passeios que se realizam fora do concelho: a 21 de julho será “ao sabor da água”, no Alqueva, e a 17 de novembro os participantes serão desafiados a atravessarem os Passadiços do Alamal, no concelho de Gavião.

Desde a sua criação, em junho de 2003, os passeios pedestres têm atraído desde então milhares de pessoas, não só do concelho e da região, como também dos vários cantos do país, que querem conhecer melhor os nossos recursos endógenos, tornando-se uma marca de promoção do território que, para além de dar a conhecer as paisagens naturais e pontos de interesse turístico, divulga também a sua gastronomia, histórias e lendas, e aquilo que é uma das maiores riquezas do território: as suas gentes e as suas experiências de vida.

Para além destas iniciativas, o Município de Proença-a-Nova tem ao dispor sete percursos marcados e está em fase de conclusão a Grande Rota da Cortiçada, com mais de 130 km que percorre o concelho de norte a sul.

As Praias Fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal têm também trilhos de praia, paralelamente às margens das ribeiras.



Última edição