Vila de Rei assina protocolo para implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”
Vila de Rei
2019-02-21 11:46:26
Povo da Beira

O Executivo Municipal de Vila de Rei aprovou, na sua reunião ordinária de 15 de fevereiro, a proposta de Protocolo de Colaboração para a promoção da implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, a assinar com os Ministérios da Defesa, da Educação e das Secretarias de Estado para a Cidadania e Igualdade e das Autarquias Locais.

 Com a assinatura deste protocolo, o Município de Vila de Rei compromete-se a elaborar e a executar, em colaboração com as restantes entidades estatais participantes no documento, o plano de implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.

Deste modo, o Referencial vai, já a partir do ano letivo 2019/2020, ser implementado junto das crianças e jovens Vilarregenses, do pré-escolar, ensino básico e secundário.

O “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” pretende assim abordar, junto das gerações mais jovens, temáticas relacionadas com a vivência escolar e comunitária no processo de construção de regras e de resolução pacífica de conflitos ou colaborar em atividades de sensibilização e sessões de informação desenvolvidas pelas Forças Armadas.

Temas como a educação rodoviária, educação para o risco, passando pela educação financeira e a educação para os media são alguns dos temas que serão abordados juntamente com os alunos.

O presidente da autarquia, Ricardo Aires, refere que “a assinatura deste protocolo de colaboração assume uma elevada importância para a formação das crianças e jovens, contribuindo para a sua educação enquanto cidadãos através do debate crítico de temas importantes para a vida em comunidade.”



Última edição