Alunos da ESE organizaram conjunto de atividades para celebrar Dia Mundial do Serviço Social
Educação
2019-04-11 10:58:55
Povo da Beira

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação do IPCB, a Coordenação da Licenciatura em Serviço Social e os alunos desta licenciatura do IPCB organizaram no mês de março um conjunto de atividades para celebração do Dia Mundial do Serviço Social. Este ano enquadradas no tema “Promover a importância das relações humanas”, que se juntaram a muitas outras iniciativas nacionais e internacionais.

As iniciativas começaram com uma exposição sobre os Estágios Curriculares da licenciatura em Serviço Social da ESECB – IPCB e uma recolha de bens para doação, terminando com um almoço convívio.

Foi ainda organizada uma marcha pelo centro de Castelo Branco, com vários cumprimentos simbólicos aos Assistentes Sociais e Instituições Publicas, nomeadamente o Centro Distrital da Segurança Social de Castelo Branco, a Camara Municipal de Castelo Branco, os Serviços Centrais e da Presidência do IPCB e o Hospital Amato Lusitano.

Esta marcha, que contou com mais de 60 participantes, entre professores e estudantes, teve como objetivos o reforço da importância das relações de proximidade entre os membros da comunidade académica e toda a comunidade envolvente, assim como a sensibilização da sociedade para a importância da afirmação da profissão de Assistente Social, que defende a Justiça Social, a Liberdade e a Dignidade Humana e se organiza no sentido da sua auto-regulação (Ordem dos Assistentes Sociais). 

A iniciativa teve o seu momento mais marcante no Centro Cívico da Cidade de Castelo Branco, onde foram construídas “humanamente” as iniciais SS, alusivas ao Serviço Social, acompanhadas com a elaboração de um coração.

As atividades terminaram com uma apresentação do Código Deontológico dos Assistentes Sociais, realizada por Regina Vieira, Coordenadora da Licenciatura em Serviço Social da ESECB-IPCB, com enquadramento temático de Ernesto Candeias, seguindo-se uma apresentação da delegação Centro da APSS e da Empower´us – Movimento dos Assistentes Sociais da Guarda, e ainda um debate com os vários assistentes sociais presentes.



Última edição