Sertã realiza conjunto de atividades para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos
Sertã
2019-04-11 10:59:13

A CPCJ  da Sertã - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens - assinala em abril o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos”, tendo lançado o repto às escolas do concelho no sentido de estas desenvolverem atividades de sensibiização/prevenção de maus tratos e outras formas de violência junto dos seus alunos.

“Serei o que me deres... Que seja AMOR”, é o mote da campanha nacional deste ano.

As atividades agendadas incluem a conceção de cartazes e de lonas de divulgação, de pulseiras e crachás alusivos à iniciativa e de laços azuis gigantes, que serão colocados na entrada dos principais estabelecimentos de ensino e entidades com intervenção em matéria de infância e juventude do concelho, durante o mês de abril.

Está ainda prevista a iluminação em tons de azul dos principais edifícios públicos (Câmara Municipal e Casa da Cultura da Sertã), bem como a instalação de um laço iluminado de azul num das rotundas do centro da vila da Sertã.

Numa ação conjunta das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do Pinhal Interior Sul - Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão - foi ainda elaborado um anúncio sobre a prevenção dos maus-tratos, que se encontra a ser emitido na Rádio Condestável durante o mês de abril.

O mês de atividades culminará numa concentração de crianças e jovens no dia 30 de abril de 2019, pelas 14 horas​, para a realização de um Laço Azul Humano com alunos das escolas do Concelho da Sertã, hora em que ocorrerão idênticas iniciativas um pouco por todo o país. Naquela data, decorrerá ainda uma largada de balões azuis com sementes no meio do Rio Zêzere, para semear o BEM/AMOR, no âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional.

A iniciativa, desenvolvida com o apoio da Câmara Municipal da Sertã, tem como principais objetivos a sensibilização para a problemática dos maus tratos (quer físicos quer psicológicos), o reconhecimento da existência de conflitos e de violência em geral, o desenvolvimento nos alunos de atitudes de autoestima e autoeficácia e a promoção da tolerância, solidariedade e respeito pelos outros.

Pretende-se chamar a atenção para aquele que constitui, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um dos mais graves problemas de saúde pública e assenta no pressuposto de que “Todos Juntos Fazemos a Diferença” na prevenção de qualquer forma de violência sobre a criança, ou seja, na prevenção da violação de qualquer um dos direitos consagrados na convenção sobre os direitos da criança.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

O azul da fita refletia a cor das nódoas negras e dos corpos batidos dos seus dois netos, alvos de violência pela mãe e namorado. O azul servia como um lembrete constante na sua luta pela proteção das crianças contra os maus-tratos.