Biblioteca Municipal da Sertã integra rede da UNESCO
Sertã
2019-10-09 10:30:08
Povo da Beira

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, vai integrar a Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO (CNU).

O anúncio foi feito pela própria CNU, que viabiliza assim a entrada da biblioteca sertaginense no restrito grupo desta rede, onde se encontravam apenas 34 bibliotecas portuguesas.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, congratulou-se com este anúncio, sublinhando que “o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município da Sertã ao nível da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes é assim devidamente recompensado”.

“Temos a noção de que entrar neste grupo restrito de bibliotecas só está ao alcance dos melhores e este é um mérito que se nos reconhece”, afirmou José Farinha Nunes.

O autarca acredita que a distinção vai permitir à “Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes desenvolver outro tipo de projetos, sobretudo no seio da UNESCO, reforçando a sua presença e importância junto da comunidade”.

Na sequência desta adesão, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes vai poder realizar atividades em domínios da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos, da paz, da diversidade cultural e do diálogo intercultural, a proteção do ambiente e a luta contra o analfabetismo.

A Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO foi implantada no ano de 2003, em Portugal, por ação da CNU.

O projeto internacional, definido pela Organização desde 1985 e já posto em prática noutros Estados-membros, tem como propósito a promoção da leitura e do livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional.



Última edição