Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva lança repto a jovens leitores do 5º ano
2019-10-25 10:09:22

Os professores de português do 2º Ciclo e a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva lançaram o repto a todos os jovens leitores de 5º ano: “A ler+ na biblioteca”.

Para assinalar o mês da Biblioteca Escolar, os professores propõe “uma viagem literária”, em que os passageiros são todos os alunos das seis turmas de 5º ano da EB Afonso de Paiva.

Esta viagem pelo mundo dos livros pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço, mas este ano vai começar na Biblioteca Escolar, através da realização de sessões quinzenais de leitura recreativa, em tempo letivo, 45 minutos, da aula de português.

Para que a viagem seja possível e para que fique bem documentada foi entregue a cada aluno um “Passaporte de Leitura”, em que os jovens leitores irão registar as viagens que fizeram, ou seja, os livros que leram, as suas avaliações e as frases que mais gostaram.

As sessões de leitura “a ler+ na biblioteca” são realizadas com base na seleção dos alunos de uma obra literária (escolhida ou sugerida), a ser lida pelos participantes, existindo a possibilidade de socializar e discutir as experiências de leitura dos alunos com os professores participantes.

Este é mais um projeto articulado e colaborativo entre docentes e biblioteca escolar, em prol do desenvolvimento de competências da literacia da leitura, procurando incentivar e possibilitar o desenvolvimento de práticas de leitura, comprometida com a análise crítica e reflexiva e com a discussão e a fruição literária, numa construção progressiva de dinâmicas e práticas de leitura com jovens leitores.