Programa Erasmus junta alunos de Penamacor e da Roménia
Penamacor
2019-11-11 10:59:10

O programa Erasmus + juntou o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) de Penamacor e o Liceu Tecnológico de Caianu Mic, Bistrita-Nassaud, Transilvânia, Roménia.

Dez alunos do AERS, acompanhados por duas professoras, viajaram até à Roménia no âmbito do programa Erasmus + “Rural vs Urban Entrepeneurship for Youth”, entre os dias 1 e 7 de setembro.

As atividades desenvolvidas visaram familiarizar os alunos com os desafios e vantagens de diferentes áreas empreendedoras e os meios necessários para alcançar o sucesso no empreendedorismo.

O programa incluiu atividades teóricas e práticas destinadas a desenvolver as competências do projeto, mas também atividades de lazer complementares, onde os alunos do AERS tiveram a oportunidade de interagir com a comunidade local e explorar algumas atrações turísticas da região.

Já entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro, o Agrupamento foi anfitrião de dez alunos romenos, acompanhados de dois professores.

Neste segundo momento, avaliou-se a disseminação do projeto, analisou-se ponto fortes, fracos e de melhoria no empreendedorismo de Caianu Mic e de Penamacor.

Os alunos partilharam ideias empreendedoras, conheceram o concelho e tiveram a oportunidade de contatar com empresas locais de sucesso: Penazeites e Ibersaco.

Esta visita terminou com dois jantares tradicionais romeno e português, onde se conheceu um pouco melhor de cada país através da sua gastronomia.