Alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva participaram no Projeto ISLM Bookmark Exchange
2019-11-15 10:43:39

Cerca de uma centena de alunos das seis turmas de 8º ano do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva trocaram, via correio postal, 100 marcadores de livros com 100 alunos da escola parceira correspondente deste ano: Liceul Tehnologic Sebes, em Alba, na Roménia.

O Projeto ISLM Bookmark Exchange é promovido anualmente pela IASL – International Association of School Librarianship - e envolve escolas e bibliotecas escolares de todo o mundo.

O objetivo é criarem marcadores de livros em qualquer estilo, forma e tamanho, desde que sejam criativos e que traduzam o tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), que se assinala anualmente em outubro. O tema de 2019 foi “Vamos Imaginar…”.

Esta é uma iniciativa articulada entre a Biblioteca Escolar e as Professoras de Educação Visual e Artes, este ano com as cocentes Isabel Lima e Vanda Afonso, que coordenaram a realização dos marcadores em sala de aula.

Os marcadores foram executados em folhas de papel de dicionários desatualizados, com técnica simples de desenho com lápis de grafite e de pintura com canetas de feltro, lápis de cor e pastel de óleo.

Este ano, o mote foi ”Vamos Imaginar… Personagens Marvel e DC Comics”, assinalando desta forma a 9ª participação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva neste projeto internacional, mais uma vez coordenado por Breege O’Brien da Irlanda.

No presente ano letivo de 2019, participaram cerca de 1520 escolas, com alunos de idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, de aproximadamente 42 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, Cazaquistão, China, Costa Rica, Croácia, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, França, Grécia, Hong Kong, Hungria, Ilhas Seychelles, Índia, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Islândia, Itália, Jamaica, Lituânia, Macau, Malásia, Namíbia, Nova Zelândia, Paquistão, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Popular da China, Roménia, Rússia, Sérvia, Singapura, Suíça, Taiwan, Trinidad e Tobago.