Vila de Rei volta a ser premiado como “Município + Familiarmente Responsável”
Vila de Rei
2019-11-15 10:43:56
Povo da Beira

Vila de Rei voltou a ser distinguido como “Município + Familiarmente Responsável”, sendo uma das sete autarquias a nível nacional que recebem esta distinção desde a sua primeira edição.

A distinção é atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e pretende premiar os Municípios que desenvolvem uma eficaz política de apoio e ajuda às famílias mais numerosas.

Vila de Rei foi pioneira em diversas medidas de apoio social às famílias e manteve sempre estas políticas como prioritárias, com destaque, por exemplo, para medidas como os apoios à fixação da população - nascimento, casamento, união de facto, fixação, fertilização in-vitro e aquisição de produtos de puericultura -, cartões etários com descontos em diversos serviços; lotes, apartamentos e arrendamentos a custos controlados, Creche e Jardim-de-Infância gratuitos - incluindo refeições -, entre muitos outros.

A seleção dos Municípios é feita com base em diversos critérios, entre os quais o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social.

No ano de 2019, foram 76 as autarquias distinguidas com a Bandeira de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’.

O presidente da autarquia de Vila de Rei, Ricardo Aires, mostrou-se “orgulhoso” como a nova distinção e realça que é o reconhecimento da “importância das medidas de apoio social e à família que Vila de Rei tem implementado ao longo dos últimos anos”.

“Para além de assumirem uma elevada importância para o dia-a-dia dos vilarregenses, estamos em crer que estas medidas são igualmente importantes naquele que é o nosso esforço de fixar população no concelho e, assim, lutar contra a desertificação do Interior do País”, reforçou.

A Bandeira de Município + Familiarmente Responsável será entrega numa cerimónia a realizar no dia 27 de novembro, no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra.



Última edição