Penamacor Vila Madeiro com programa completo
Penamacor
2019-11-21 10:03:59
Povo da Beira

A edição de 2019 do Penamacor Vila Madeiro já tem programa completo, com destaque para os dias 7, 8, 23 e 24 de dezembro, com o corte, transporte e acender da fogueira, e para o dia 14, com a atuação da artista Rebeca.

Os momentos altos do certame são, como manda a tradição, a Festa na Senhora do Incenso e o corte e transporte do Madeiro, nos dias 7 e 8, ao que acresce a noite de 23 para 24, na qual se acende a fogueira, numa programação vasta que decorre durante todo o mês de dezembro.

O Penamacor Vila Madeiro tem arranque marcado para as 14 horas do dia 7, com a abertura do Mercado de Natal, sendo que a inauguração está marcada para as 14:30, na Casa dos Cenários - Posto de Informação da CMP. Durante a cerimónia de abertura, será, ainda, inaugurada a exposição “Descortiçar - A Amadia, Arte de retirar a casca sem ferir o sobreiro”.

Nesse dia, decorre uma Visita Guiada e Encenada ao Convento de Santo António e um showcooking, a cargo dos alunos da Escola E/B 2/3 Ribeiro Sanches, na Tenda Vila Madeiro, situada no Ex-Quartel Militar de Penamacor.

Pelas 21h30, decorre o primeiro momento alto do evento, com a concentração do Madeiro, no Recinto de Nossa Senhora do Incenso, e que contará com a animação musical da Tuna Feminina Albicastrense, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor e de Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

No dia seguinte, 8 de dezembro, sai à rua, pelas 13 horas, o Desfile do Madeiro, num momento que reúne nas ruas os curiosos, que se juntam para ver o desfile de tratores, que transportam o Madeiro para o Largo da Igreja, onde estará depositado até ao dia 23 de dezembro.

Já pelas 16:30, a Tenda Vila Madeiro recebe o Workshop de Cultura e Gastronomia “Doces Sem Culpa Para Um Natal Consciente”, a cargo do Nutrichef Duarte Alves, seguido da atuação dos alunos da Turma de Dança Infantil e Juvenil da Escola Geração Musical, na Praça Vila Madeiro e no Largo D. Bárbara Tavares da Silva.

O primeiro fim de semana de festa termina com o concerto de natal, no Convento de Santo António.

Já o fim de semana de 14 e 15 de dezembro arranca com o Passeio Pedestre “Vamos Plantar um Sobreiro” e com o 6.º Passeio Equestre Vila Madeiro - 2º Orihorse, que têm início no sábado, pelas 09 horas.

No Convento de Santo António, às 17 horas, decorre o 3.º Encontro de Cantares ao Menino “Modas Antigas”, com a participação do Grupo de recolhas tradicionais da Beira Baixa; do Grupo de Cavaquinhos da Salatina; do Grupo Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha; e das Adufeiras da Casa do Povo do Paul. A animação, às 22 horas, desloca-se para a Casa do Povo, com as atuações de Rebeca e da Banda Onda Sonora.

Para domingo, destaque para as atuações do Grupo de Cavaquinhos e dos Alunos de Acordeão Portugueses e Espanhóis da Escola Geração Musical e para a sessão de autógrafos com o escritor Pedro Chagas Freitas, na Tenda Vila Madeiro.



Última edição