Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão assinam protocolos tecnológicos com a Altice Portugal para promoção do azeite
Idanha-a-Nova
2019-11-22 02:50:48
Povo da Beira

O Município de Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão assinaram protocolos de cooperação com a Altice Portugal para promover e valorizar o azeite português.

O acordo foi assinado no dia 20 de novembro, entre o presidentes da Câmara de Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, Armindo Jacinto e Luís Pereira, respetivamente, e o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.

A partir do Núcleo do Azeite / Lagares de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, pretende-se “potenciar circuitos culturais e turísticos associados à temática do azeite, bem como outras iniciativas que respondam aos atuais desafios da produção e divulgação do azeite, aliando a tradição e a tecnologia”, referiu o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

Armindo Jacinto sublinhou que “o azeite é um dos principais produtos da Bio-Região de Idanha e, cada vez mais, é produzido com certificação biológica e procurado por consumidores portugueses e internacionais”.

“Ao mesmo tempo, o azeite também atrai turistas interessados em aprofundar essa temática quando visitam a rede museológica do nosso concelho, através da solução de bilhética inovadora «Passaporte Idanha-a-Nova»”, declarou.

Assim, o complexo museológico Núcleo do Azeite irá beneficiar de tecnologias disponibilizadas pela Altice Portugal, como rede wi-fi por exemplo, no âmbito da parceria da empresa com entidades representativas do sector do azeite nacional.

Entre elas, estão municípios, associações e complexos museológicos cujo objetivo principal é a valorização e promoção do azeite português dentro e fora de Portugal.

A Altice Portugal assinou o mesmo protocolo com a autarquia de Vila Velha de Ródão. A empresa assume-se assim como parceiro tecnológico nos espaços museológicos do concelho ligados ao azeite, como é o caso do Lagar de Varas, em Vila Velha de Ródão, ou o Núcleo Museológico do Azeite, em Sarnadas de Ródão, comprometendo-se ainda a proporcionar condições comerciais favoráveis na aquisição dos seus produtos e serviços, assim como a colaborar com o município em iniciativas por si desenvolvidas.

Ao Município de Vila Velha de Ródão cabe identificar os serviços e desafios locais nas suas áreas de atuação onde as soluções da Altice Portugal possam ser desenvolvidas e implementadas e promover o envolvimento da empresa em iniciativas por si organizadas, como congressos, eventos turísticos, concursos de ideias, entre outros.

O presidente executivo da Altice Portugal adiantou que esta colaboração “impulsionará o azeite, ícone da gastronomia nacional, unindo a tradição à tecnologia através das soluções e know-how da Altice Labs”.

Alexandre Fonseca lembrou ainda que o azeite é “parte integrante do património gastronómico português e um produto com projeção internacional que queremos ajudar a conservar, trazendo a modernidade, inovação e tecnologia para a gastronomia, cultura e tradição”.

A assinatura do protocolo ocorreu no espaço de exposição da Altice Portugal no 29º Congresso da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.



Última edição