Feira do Pinhal recolheu perto de uma tonelada de recicláveis
Oleiros
2019-11-29 11:12:59
Povo da Beira

A Feira do Pinhal teve, pelo segundo ano consecutivo, a chancela de Eco Evento Valnor, assumindo os compromissos da gestão adequada de resíduos e da redução do impacto ambiental.

Em 2019, esse compromisso converteu-se na recolha de perto de uma tonelada de recicláveis, entregues à Valnor que fez a doação simbólica de 106,14 euros representativa dos resíduos recolhidos, valor que se destina habitualmente ao organizador do evento e do qual o Município prescindiu a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

A entrega deste cheque aconteceu no passado dia 20, no Salão Nobre do Município, em que o vice-presidente da CMO, Victor Antunes, e o vereador Paulo Urbano, receberam Nuno Heitor, Administrador Delegado Valnor, António Lopes, Coordenador Unidade Produção Valnor e Sandra Pedrogam, Comunicação e Sensibilização Ambiental Valnor, assim como o Comandante da AHBVO, Luís Antunes e o Presidente da Direção desta Associação, Albino Caldeira.

Ainda nesta edição da Feira do Pinhal, o Município elevou a fasquia com a implementação do Eco Copo.

A venda destes copos reutilizáveis foi assumida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (AHBVO), que recebeu a totalidade da receita gerada, no valor de 3.747,00 euros.

O compromisso do Município passou também pela distribuição aos expositores de um kit de três sacos para reciclagem de papel, plástico/metal e recolha de “lixo doméstico”, que facilitou as funções da equipa de recolha de lixo e diminuiu a pegada ecológica deste evento.

Para o mesmo efeito, contribuíram os ecopontos distribuídos pelo recinto assim como o trabalho de sensibilização feito pelo departamento de Ambiente do Município em parceria com a Valnor, também presentes no evento.

O programa Eco Evento tem como principal objetivo informar, cada vez mais, um maior número de pessoas para a necessidade de adoção de comportamentos que promovam a prevenção e redução da quantidades de resíduos produzidos, a separação das embalagens, a recolha seletiva e encaminhamento dos resíduos, produzidos nos eventos, para reciclagem.

Pretende ainda associar o êxito dos eventos a uma maior consciencialização para a reciclagem aferindo as quantidades recebidas e recicladas e fortalecendo a credibilidade das estruturas que se associam a este programa.



Última edição