Penamacor Vila Madeiro prossegue com várias atividades
Penamacor
2019-12-18 10:28:37
Povo da Beira

O evento Penamacor Vila Madeiro continuou este fim de semana, de 14 e 15 de dezembro, quando falta cerca de uma semana para se acender a fogueira.

O sábado, dia 14, arrancou com os passeios Pedestre “Vamos Plantar um Sobreiro e outras espécies autóctones” na Mata Municipal e o Equestre Vila Madeiro - 2º Orihorse.

Da parte da tarde, no Convento de Santo António, decorreu o 3.º Encontro de Cantares ao Menino “Modas Antigas”, com a participação do Grupo de recolhas tradicionais da Beira Baixa; do Grupo de Cavaquinhos da Salatina; do Grupo Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha; e das Adufeiras da Casa do Povo do Paul.

Já durante a noite, a animação deslocou-se para a Casa do Povo, com as atuações de Rebeca e da Banda Onda Sonora.

No domingo, destaque para as atuações do Grupo de Cavaquinhos e dos Alunos de Acordeão Portugueses e Espanhóis da Escola Geração Musical e para a sessão de autógrafos com o escritor Pedro Chagas Freitas.

Recorde-se que, no dia 8 de dezembro, a população saiu às principais ruas da vila para assistir ao Desfile, que transportou o Madeiro para o Largo da Igreja. O momento reuniu inúmeros curiosos e prolongou-se tarde dentro.

O grande monte de lenha estará depositado junto à igreja até ao dia 23 de dezembro.

António Luís Beites Soares, Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, afirmou que o Município tenta inovar todos os anos e que espera que o Penamacor Vila Madeiro agrade aos visitantes com a programação variada que apresenta e que haja retorno económico para a economia local.

“Este evento apresenta o que Penamacor tem de melhor. Houve muitas pessoas e muitas instituições empenhadas para que isto fosse possível. Reforçamos o investimento mas consideramos que este investimento gera retorno económico para o comércio local”, disse.

Pela noite dentro, decorreu o primeiro momento alto do evento, com a concentração do Madeiro, no Recinto de Nossa Senhora do Incenso, que recebeu uma multidão e que contou com a animação musical da Tuna Feminina Albicastrense, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor e de Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

Durante este dia, foi, ainda, inaugurada a exposição “Descortiçar - A Amadia, Arte de retirar a casca sem ferir o sobreiro” e decorreu uma Visita Guiada e Encenada ao Convento de Santo António e um showcooking, a cargo dos alunos da Escola E/B 2/3 Ribeiro Sanches, na Tenda Vila Madeiro, situada no Ex-Quartel Militar de Penamacor.



Última edição