Município homenageia centenários do concelho
Proença-a-Nova
2020-01-03 12:12:39
Povo da Beira

A Câmara Municipal de Proença-a-Nova associou-se à festa de aniversário de três idosos que cumpriram em 2019 o seu centésimo aniversário e ainda de uma idosa que já completou as 104 primaveras, sendo a mais velha do grupo: Emília Ribeiro, natural do Chão do Galego, nasceu no dia 3 de outubro de 1915.

Os restantes homenageados foram Joaquina Ribeiro, de Montes da Senhora, nascida a 25 de outubro de 1919; Violinda de Jesus, do Vergão, nascida a 11 de novembro de 1919; e José Ribeiro Pisco, dos Cunqueiros, nascido a 7 de dezembro de 1919.

Os idosos receberam a visita do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, que entregou uma lembrança com a mensagem de felicitações: “ao longo deste século de vida teve a oportunidade de testemunhar acontecimentos que muitos de nós só conhecem dos livros. Que esta sabedoria seja partilhada junto daqueles têm o privilégio de ouvir as suas histórias e o seu percurso de vida”, lê-se na placa alusiva. A acompanhar, um ramo de flores para as idosas.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2017 existiam em Portugal 4268 pessoas com mais de cem anos (2600 mulheres e 1668 homens), com a zona centro a destacar-se como a região do país com mais centenários.

No concelho de Proença-a-Nova, para além destes quatro idosos, existem outros que já foram homenageados aquando da comemoração do seu centésimo aniversário.

“A tendência natural é a de termos mais idosos a chegarem a esta bonita idade dos cem anos”, refere João Lobo, considerando que têm de haver políticas sociais que acompanhem o aumento da esperança média de vida (em 2017 nos 77,8 anos para os homens e nos 83,4 anos para as mulheres, segundo dados da Pordata).

“No caso de Proença-a-Nova, a nossa pirâmide demográfica está assente nas pessoas normalmente enquadradas na chamada terceira idade e temos, efetivamente, que utilizar a sua experiência de vida para construirmos o nosso futuro enquanto sociedade”, concluiu.



Última edição