Sarnadas de Ródão cria espaço de convívio para idosos
Vila Velha de Ródão
2020-01-08 11:43:55
Povo da Beira

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão criaram um espaço de convívio para os idosos de Sarnadas de Ródão, na sequência do anúncio do encerramento do Centro de Dia daquela localidade.

A decisão foi anunciada na quinta-feira, 2 de janeiro, após a realização de uma reunião, na sede da Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão confirmou a impossibilidade de manter aberto o Centro de Dia de Sarnadas de Ródão, sem a continuidade do apoio da Segurança Social, resolução já veiculada pela instituição e que não é atualmente passível de retrocesso.

Contudo, assumiu a continuidade da prestação de apoio domiciliário aos idosos da freguesia, serviço que inclui a distribuição de refeições ao domicílio, o tratamento de roupa, a prestação de cuidados de higiene e conforto e a realização de pequenas limpezas. Será igualmente garantida a deslocação para o Centro de Dia de Vila Velha de Ródão aos utentes que assim o desejarem.

Apesar da alternativa apresentada, Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão, frisou que sempre foi indicado pelos utentes a perca do convívio entre os idosos, através da modalidade de apoio domiciliário.

“Procurando evitar o isolamento dos idosos, contribuindo para a sua socialização e bem-estar, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão comprometeram-se a criar um centro de convívio nas instalações da antiga Escola Primária de Sarnadas de Ródão, um edifício recentemente reabilitado”, explicou o autarca.

Na referida reunião, foi explicado pelo presidente deste município que o espaço funcionará entre as 09h e as 18 horas e aí os utentes do atual Centro de Dia, assim como todos os idosos da freguesia, poderão usufruir de serviços de animação social, garantidos pelos serviços de Ação Social e outros funcionários do município.

O transporte será assegurado pela Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão. O apoio domiciliário e a referidas refeições ficam a cargo da Santa Casa da Misericórdia.

Este espaço entrará em funcionamento dentro de aproximadamente três semanas, tempo necessário para a realização de uma intervenção por parte da autarquia de melhoria das acessibilidades do edifício.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão assume o reforço da sua responsabilidade na área social e dá um importante contributo para a resolução de um problema que afeta uma população particularmente fragilizada.

“Para além de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes, a resposta encontrada evita a deslocação dos idosos desta freguesia para outros centros de dia e o abandono das suas aldeias e do ambiente familiar”, referiu Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão.



Última edição