Vila Velha de Ródão recebe gravações de programa sobre a vida e obra de Manuel Cargaleiro
Vila Velha de Ródão
2020-01-16 10:47:24
Povo da Beira

O mestre Manuel Cargaleiro, acompanhado por uma equipa da RTP liderada pela jornalista Fátima Campos Ferreira, visitou Vila Velha de Ródão, a propósito da gravação de um programa sobre a sua vida e obra.

A comitiva foi ainda recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

O programa será transmitido pelo canal público de televisão e combina os géneros da entrevista alargada e do documentário, pretendendo apresentar uma reflexão sobre a obra do ceramista e pintor, nascido em 1927, no concelho de Vila Velha de Ródão, e conhecer melhor o homem por detrás dela.

“A ideia é procurar a essência do mestre Cargaleiro, perceber a obra e o homem que está por detrás dela, quais são as suas inspirações (…) Por isso, viemos aqui, onde ele nasceu, porque toda a sua obra é muito inspirada pela Beira Baixa, mas esperamos também ir a Paris, onde vive, e a Ravello, em Itália”, explicou Fátima Campos Ferreira, autora do programa.

Para a jornalista, trata-se de um homem que “apesar de ter saído do país há mais de 60 anos e ter feito toda a sua vida em Paris, nunca perdeu o rumo de Portugal e manteve sempre o país de origem do coração”, sendo um dos objetivos do programa explorar a essência do que é ser português na Beira Baixa, através da vida e obra de Manuel Cargaleiro.

Durante a manhã, o mestre Cargaleiro e a equipa da RTP foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, nos Paços do Concelho, enquanto de tarde foram realizadas filmagens no cais e durante um passeio de barco junto às Portas de Ródão.

Para Luís Pereira, a realização deste trabalho e a visita a Vila Velha de Ródão constituem “um justo reconhecimento pela pessoa do mestre Cargaleiro e pela importância da sua obra no panorama artístico nacional e internacional, tratando-se de um homem que sempre manteve uma forte ligação às suas origens e constitui um motivo de orgulho para todos os rodenses”.

O trabalho, realizado em Vila Velha de Ródão, integra um programa que será transmitido apenas daqui a alguns meses pela RTP 1 e pela RTP3, neste último canal com um formato mais alargado, já que as filmagens estão apenas no início e se trata de um trabalho que implica um processo de edição considerável.



Última edição