Futuro Centro de Convívio de Sarnadas de Ródão já iniciou obras
Vila Velha de Ródão
2020-02-06 10:05:29
Povo da Beira

As obras de remodelação e adaptação da antiga Escola Primária de Sarnadas de Ródão já arrancaram, para que o edifício possa funcionar como Centro de Convívio para a população idosa da freguesia.

A intervenção resultada da união de esforços entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão, na sequência do anúncio do encerramento do Centro de Dia daquela localidade pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, situação que colocava os idosos perante a alternativa se deslocarem para o Centro de Dia da sede do concelho.

De forma a evitar a deslocação para fora da freguesia e garantir a existência um espaço de socialização e bem-estar para os idosos, que continuam a beneficiar do apoio domiciliário fornecido pela Santa Casa da Misericórdia, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia comprometeram-se a criar um Centro de Convívio nas instalações da antiga Escola Primária de Sarnadas de Ródão, um edifício recentemente reabilitado.

Para dotar o espaço das melhores condições de acessibilidade, conforto e segurança, o edifício está a ser alvo de uma intervenção promovida por administração direta pelo município.

Para além da uniformização do piso térreo, de modo a eliminar desníveis e degraus, a intervenção contempla a adaptação das instalações sanitárias, a melhoria das condições de climatização do edifício e a instalação de mobiliário geriátrico adequado às novas funções do espaço.

A autarquia estima que as obras possam estar concluídas nas próximas semanas.

Após a conclusão desta intervenção, o novo Centro de Convívio funcionará entre as 09h e as 18 horas e a população da freguesia poderá usufruir de serviços de animação social, garantidos pelos serviços de Ação Social e outros funcionários do município, enquanto o transporte será assegurado pela Junta de Freguesia de Sarnadas de Ródão.

Já o apoio domiciliário e o serviço de refeições continuam a ser garantidos pela Santa Casa da Misericórdia.



Última edição