Dielmar acolhe 12 refugiados do concelho em curso de formação
Castelo Branco
2020-02-12 10:14:53
Povo da Beira

A Dielmar, em Alcains, recebe o curso de formação “Confeção Industrial”, que conta com 12 refugiados residentes em Castelo Branco.

Esta integração surge no âmbito da parceria firmada entre a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento e o MODATEX - Centro de Formação da Indústria Têxtil Vestuário e Confeção da Delegação da Covilhã.

A ação de formação, de 845 horas, é desenvolvida pelo MODATEX nas instalações da empresa com vista à qualificação profissional e consequente inserção profissional de novos profissionais, numa lógica de promoção e prospeção do mercado de emprego, procurando ir ao encontro das necessidades da empresa e possibilitar a integração destes migrantes no mercado de trabalho.

O Plano procura dar resposta aos problemas identificados na sequência do trabalho de proximidade com a comunidade refugiada no sentido de colmatar as necessidades identificadas no Diagnóstico Social do Concelho de Castelo Branco e no Plano Estratégico para as Migrações 2015-2020.

Neste sentido, o projeto assume como objetivo principal “promover a integração no mercado de trabalho da migração legal, a residir no concelho de Castelo Branco, apelando à participação de vários parceiros locais e regionais”.

Este encaminhamento foi promovido pelo Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM), projeto promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco e executado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.



Última edição